Sociedade

Provas-ensaio digitais arrancam segunda-feira em todas as escolas do País

9 fev 2025 14:01

Estas provas-ensaio são o teste para os exames que se vão realizar entre meados de Maio e o início de Junho

provas-ensaio-digitais-arrancam-segunda-feira-em-todas-as-escolas-do-pais
.
Ricardo Graça/Arquivo

As provas-ensaio do novo modelo de avaliação externa arrancam na próxima segunda-feira em todas as escolas do País. Estas provas são destinadas aos alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos.

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) desenhou um novo modelo de avaliação externa, substituindo as provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos, por provas nos 4.º e 6.º anos, realizando este ano, pela primeira vez, as provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA).

O objectivo é melhorar a "monitorização da qualidade da aprendizagem e, por conseguinte, contribuir para as estratégias escolares de melhoria da aprendizagem, assim como para a orientação das políticas públicas", refere o MECI.

Estas provas-ensaio são o teste para os exames que se vão realizar entre meados de Maio e o início de Junho. O ministério entendeu efectuar estes testes para que os alunos possam ter contacto com a plataforma electrónica de realização de provas, mas também para avaliar a capacidade tecnológica das escolas e identificar problemas que precisem de ser corrigidos atempadamente.

Durante a próxima semana, os alunos dos 4.º e 6.º anos realizam provas ModA de Português e os do 9.º provas finais do ensino básico.

Na semana seguinte, os jovens do 4.º ano são testados aos seus conhecimentos de Inglês e os do 6.º de História e Geografia.

Na última semana de Fevereiro, será a vez das provas-ensaio de Matemática.

 Com a duração de 45 minutos, os alunos poderão realizar os testes no mesmo dia e à mesma hora em que tinham a disciplina no seu horário, “pois pretende-se que estas provas não causem perturbação no funcionamento normal da escola”, sublinha o Júri Nacional de Exames.

As provas ModA são de realização obrigatória e de aplicação universal, tendo os alunos que realizar sempre três provas: Português e Matemática (com componente de Estudo do Meio no 4.º ano e componente de Ciências Naturais no 6.º ano), e uma outra disciplina que é rotativa, a cada três anos.