Viver
Próximos concertos do Clap Your Hands assinalam dia do jazz
Gui Maricato com Vicente Almeida e The Rite of Trio
Organizado em parceria (Omnichord e Fade In) com o apoio do município de Leiria, o festival Clap Your Hands dá palco a projectos emergentes da música nacional, incluindo aqueles que têm como origem Leiria e os concelhos vizinhos.
Na próxima sessão da temporada de 2025, em 30 de Abril, o Clap Your Hands assinala o Dia Internacional do Jazz com dois concertos e volta a colocar novidades da cena local perante o público.
Gui Maricato – um dos participantes da primeira edição do laboratório de criação musical Omnilab, promovido pela Omnichord, em Leiria – junta-se a Vicente Almeida para protagonizar um espectáculo criado de raiz para o festival.
“Usam a bateria e a guitarra para explorar novas sonoridades no jazz, combinando modernidade com tradição, sonoridades acústicas e eletrónicas, misturando temas do cancioneiro de jazz e composições originais”, explica a organização.
Na mesma noite, 30 de Abril, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, há ainda oportunidade para ouvir The Rite of Trio, cuja música cruza influências jazzísticas com escombros do rock, da música clássica contemporânea, do metal, do punk e de outras referências da contracultura, diz a equipa do Clap Your Hands.
Em 2025, o festival encerra em 18 de Maio, na Black Box de Leiria, com concertos de Lisa Sereno (cantora e compositora de Leiria) e do projecto Branco Toca Marco Paulo.