Saúde

PRR disponibiliza 6,2 ME para eficiência energética no Centro Hospitalar de Leiria

8 jun 2023 16:30

Das três unidades, o Hospital de Santo André é aquele que terá mais intervenções

prr-disponibiliza-62-me-para-eficiencia-energetica-no-centro-hospitalar-de-leiria

O Plano de Recuperação e Resiliência aprovou a candidatura do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) atribuindo um apoio financeiro no valor de 6,2 milhões de euros para apostar na eficiência energética nas suas três unidades hospitalares.

“A aceitação das candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência do Fundo Ambiental traduz-se num apoio financeiro de 6.227.417,79 euros, que corresponde à totalidade dos valores propostos, e o período de execução deste investimento tem um prazo máximo de 24 meses”, refere uma nota do CHL, que irá avançar com obras no Hospital de Santo André, em Leiria, no Hospital Distrital de Pombal (HDP) e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

Algumas das medidas são “transversais a todas as unidades hospitalares do CHL”, nomeadamente a instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo e de um sistema solar térmico, a substituição de luminárias, a instalação de sensores de movimento e a substituição de torneiras, chuveiros e autoclismos.

No entanto, o Hospital de Santo André terá mais intervenções, destacando-se a substituição das Unidades de Tratamento de Ar e do sistema de automação e a gestão técnica centralizada. Serão remodeladas as centrais de ar comprimido respirável, industrial e vácuo, e está prevista uma intervenção nos meios de elevação.

Segundo o director do Serviço de Instalações e Equipamentos do CHL, Pedro Faria, "os projectos aprovados irão permitir a modernização das instalações técnicas do CHL".

"Consistem na materialização de medidas de eficiência energética e hídrica, nomeadamente na implementação de medidas no âmbito das energias renováveis e substituição de equipamentos por outros mais eficientes, com metas de poupança e retorno do investimento bem definidas com monitorização pós intervenção”, acrescentou cotado na nota de imprensa.

Licínio de Carvalho, presidente do conselho de administração do CHL, afirmou que a “execução deste plano de eficiência energética em edifícios da administração pública central representa uma revolução no campo da utilização racional de energia e na eficiência hídrica, conforme candidatura aprovada pelo PRR do Fundo Ambiental, que financia a 100% os investimentos que já se começou a realizar”.

“Pretendemos levar a cabo todas as medidas propostas para o resultado final representar um centro hospitalar ambientalmente mais sustentável, eficiente e racional no uso da energia e dos recursos hídricos”, destacou o dirigente hospitalar.