Sociedade

PSP alerta para fraudes com reservas em Airbnb

24 jun 2023 12:00

Saiba como deve proceder para evitar ser enganado e conheça o perfil dos burlões

psp-alerta-para-fraudes-com-reservas-em-airbnb

A Polícia de Segurança Pública (PSP) estabeleceu uma parceria com a Airbnb para uma acção de sensibilização dos cidadãos face a possíveis fraudes quando fazem reservas para as suas férias.

Num período de maior procura para locais de férias, a PSP pretende "manter as pessoas seguras online". "Enquanto os turistas procuram um bom negócio, os burlões podem levar as pessoas a pagar por transferência bancária através de anúncios, sites e chamadas telefónicas falsas, mas convincentes", alerta.

Nesse sentido, a PSP e a Airbnb partilharam orientações sobre como detectar burlões para ajudar a garantir a segurança aquando das reservas das suas férias. 

Conselhos:

- Nunca clique em links inesperados, que o podem levar a um site falso, concebido para se parecer com sites que conhece.

- Desconfie de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados. Se uma oferta ou proposta parecer demasiado boa para ser verdade, pode tratar-se de um burlão e é melhor terminar imediatamente qualquer comunicação.

- Se puder, pague com cartão de crédito e evite fazer transferências bancárias. O pagamento com cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor protecção e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro.

Ao utilizar especificamente a Airbnb:

- Permaneça na plataforma da Airbnb para reservar, pagar e comunicar. As estadias devem ser sempre reservadas e pagas apenas na plataforma para tirar partido dos processos seguros, dos reembolsos e das políticas de apoio da Airbnb. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma, deve comunicar de imediato à Airbnb.

- Verifique o link do site. Antes de pagar online ou de fornecer quaisquer dados confidenciais, utilize a aplicação da Airbnb ou aceda directamente a www.airbnb.pt.

- Comunique qualquer problema imediatamente. A equipa de Apoio à Comunidade da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para prestar assistência e, se achar que foi vítima de uma burla, contacte o seu banco, pois este poderá recuperar o seu dinheiro.

Anatomia de um burlão. Saiba como detectá-lo:

- Afirma estar no estrangeiro.  Quer sejam portugueses ou estrangeiros, os burlões tendem a afirmar que não vivem nas proximidades.

- (Demasiado) profissional. Os burlões podem tentar roubar a sua identidade enviando-lhe um contrato de arrendamento e pedindo uma cópia do seu documento de identificação, mesmo que só tenha pedido algumas informações iniciais.

- Sempre apressados. Os autores de fraudes podem tentar obter uma resposta rápida, dando-lhe um prazo de 24 horas ou alegando que outros hóspedes estão prestes a reservar.

- Pedir para pagar com um depósito adiantado. Os burlões podem pedir-lhe para fazer uma transferência bancária para garantir a reserva, prometendo reembolsar o dinheiro se não der certo.

- Mencionam que trabalham para uma empresa oficial. Para o fazer sentir seguro, os burlões podem afirmar que estão associados a uma empresa legítima.