Sociedade

PSP alerta para furtos no interior de residências na Marinha Grande

24 mai 2023 12:39

Comando deixa conselhos à população para prevenir assaltos

psp-alerta-para-furtos-no-interior-de-residencias-na-marinha-grande
Não deixe janelas e portas abertas
Ricardo Graça

A PSP da Marinha Grande tem vindo a registar, nos últimos dias, diversos furtos no interior de residências, anunciou hoje um comunicado do Comando Distrital de Leiria.

Segundo a nota, a PSP refere que apesar de estarem “em curso diligências de investigação tendentes a suster o fenómeno e responsabilizar os seus autores”, a polícia pretende deixar conselhos de segurança à população, assim como medidas preventivas e proactivas que possam evitar o cometimento de mais furtos ou ajudar a acção policial.

A PSP aconselha a verificar se as portas principais dos prédios (de acesso ao hall de entrada) se encontram sempre fechadas e certificar-se, sempre que alguém toque a alguma campainha de qualquer fracção num determinado prédio, que se trata efectivamente de alguém conhecido e destinado à sua fracção.

A polícia recomenda que não se abra a porta caso a intenção seja contactar com outro vizinho.

Não deixe os portões das garagens do condomínio sem estarem devidamente fechados, aguardando, sempre que possível, caso detenham automatismos, que os mesmos fechem na totalidade”, refere ainda o comunicado.

Outros conselhos deixados pelo Comando é sempre que sair, deixar as portas e janelas devidamente fechadas e quando se ausentar de sua casa, por vários dias, informar a PSP ou outra autoridade policial da sua zona.

Evite acumular correspondência na caixa do correio e coloque na mesma uma fechadura segura” e “deixar bilhetes na porta, janela ou caixa do correio, que possam indicar a sua ausência”.

Quando mudar de residência faça a troca de fechaduras que já tenha tido outros moradores e guarde num local seguro todas as cópias das chaves da sua residência.

Adopte mecanismos que possam, eventualmente, dificultar a entrada na sua residência, tais como dispositivos de auto-protecção, como alarmes, câmaras de videovigilância, óculo e corrente de segurança na porta.

Sempre que verifique algo de anormal, nomeadamente barulhos, viaturas estranhas à zona a circular a baixa velocidade ou estacionadas com alguém no interior, alerte de imediato a polícia para que seja verificado, com a maior brevidade possível, se existe algo de ilícito em curso ou em preparação. Sempre que surja a dúvida, anote matrículas, marcas, cores das viaturas e características do suspeito, por forma a fornecer esses dados, no mais curto espaço de tempo, à Polícia”, recomenda ainda.