Sociedade
PSP de Leiria ‘espia’ 24 horas por dia centro da cidade
Centro de controlo permite ainda fazer gestão de meios
Dezanove câmaras de videovigilância espalhadas pelo centro da cidade de Leiria são os olhos dos agentes da PSP desde o início da semana. Inaugurado oficialmente na segunda-feira, o sistema de videovigilância, colocado entre a rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, rotunda do Emigrante, rotunda do Sinaleiro e rua Machado Santos, vai ser gerido no centro de comando e controlo (CCC) da PSP em Leiria, que, além desta valência, inclui a gestão das ocorrências comunicadas via 112, a supervisão dos meios operacionais e das ocorrências policiais em tempo real na área da PSP em todo o distrito, entre outras.
A funcionar 24 horas por dia, o sistema de videoprotecção (como lhe chama a PSP) da cidade de Leiria, grava e capta imagens através de câmaras com rotação de 360 graus, que estão ligadas a um servidor e a consolas que são operadas pelos agentes. “Está ligado numa rede física, privada, que não tem acesso à internet.
O sinal é codificado e cifrado”, explica Carlos Martins, chefe do núcleo de investigação criminal e dos sistemas de informação do Comando Distrital de Leiria. A captação de imagem é feita “com o recurso a determinados filtros” que impede o visionamento do interior das habitações, garantindo assim a reserva da vida privada dos cidadãos.
Segundo Carlos Martins, a finalidade do sistema é a “segurança e protecção de pessoas e bens”, com o objectivo de “transmitir um sentimento de segurança às populações, dissuadir a prática quer de ilícitos criminais quer de ilícitos de outra ordem contra-ord
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.