Economia

Quase 50 mil ovos apreendidos em Pombal devido a rotulagem irregular

17 fev 2020 09:26

Produto estava a ser vendido como se fosse proveniente de galinhas criadas ao ar livre, quando vinha de aves que viviam em gaiolas

quase-50-mil-ovos-apreendidos-em-pombal-devido-a-rotulagem-irregular
Ovos avaliados em cerca de seis mil euros
DR

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu num centro de embalamento e classificação do concelho de Pombal 49.680 ovos, devido a irregularidades na rotulagem.

Segundo a ASAE, os ovos, de valor total na ordem dos seis mil euros, apresentavam na rotulagem a indicação de serem “provenientes de galinhas criadas ao ar livre”, quando, através da rastreabilidade, se veio a apurar que os mesmos eram de galinhas criadas em gaiolas melhoradas.

A acção, levada a cabo através da Brigada Especializada das Indústrias da Unidade Regional do Centro, constatou ainda “a alteração da data de postura para aumento do período referente à data de durabilidade dos ovos”, tendo sido instaurado um processo-crime, por fraude sobre mercadorias, “em concurso com a infracção de natureza contra-ordenacional de concorrência desleal”.

“Após perícia foi considerado que o produto apresentava qualidade, frescura e valor inferior ao que se encontrava marcado no ovo, não podendo entrar no circuito comercial para consumo”, explica a ASAE em comunicado.