Economia

Quem passou a trabalhar mais em Portugal?

2 abr 2016 00:00

Número de horas semanais crescem na administração pública

quem-passou-a-trabalhar-mais-em-portugal-3588

Considerando o aumento de horas semanais de trabalho que se verificou em Portugal nos últimos anos, o Jornal de Negócios quis saber como se distribuiu esse esforço pelos sectores.

Com base nos dados que solicitou ao Instituto Nacional de Estatística, o jornal avança com várias conclusões.

Uma delas é que o sector que inclui a administração pública, a saúde e a educação foi o que registou o maior aumento entre 2011 e 2015, com um crescimento de 3,9% nas horas de trabalho.

De acordo com esta fonte, o aumento de uma hora e meia por semana, em sectores onde o Estado está presente, deverá estar influenciado pelo aumento do período normal de trabalho na Função Pública.

“Os dados revelam RICARDO GRAÇA/ARQUIVO que foi precisamente em 2014, depois do aumento das 35 horas para as 40 horas semanais, que o tempo de trabalho mais subiu. Mas este indicador, que se baseia nas respostas ao Inquérito ao Emprego, vai além do tempo normal, podendo considerar as horas extraordinárias.

É preciso não esquecer, além disso, que em sectores como a saúde e a educação os privados também estão presentes”, frisa o jornal. Entre 2011 e 2015, a construção também regista um aumento.

Contudo, em sectores como as actividades financeiras e imobiliárias, pelo contrário, o número de horas de trabalho até caiu.

“Estes dados só reflectem a duração laboral dos trabalhadores por conta de outrem a tempo completo, excluindo, portanto, quem trabalha a tempo parcial”, salienta o jornal.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo