Economia

Rabaçal valoriza Sicó mesmo sem paisagem protegida

14 abr 2023 11:17

Presente no Mercado do Queijo em Gouveiano âmbito da iniciativa Queijos de Portugal

rabacal-valoriza-sico-mesmo-sem-paisagem-protegida
Queijo do Rabaçal integra plataforma Queijos de Portugal
DR

O Queijo Rabaçal – DOP integra o projecto de cooperação LEADER Queijos de Portugal divulgando a qualidade, o saber fazer e o sabor destes produtos com Denominação de Origem Protegida (DOP) e esteve no Mercado do Queijo em Gouveia, no início do mês pela mão da Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento.

A Queijos de Portugal assenta na cooperação entre dez grupos de acção local, entre eles a Terras de Sicó, que representa o território da serra de Sicó, onde o Rabaçal tem origem protegida.

Mas a promoção do queijo é apenas uma das estratégias propostas.

A Terras de Sicó tem como missão a promoção deste território de baixa densidade populacional utilizando não apenas produtos endógenos, mas ainda a cultura e paisagem como alavancas de desenvolvimento.

Recentemente, foi proposta a criação de uma área de paisagem protegida na Serra de Sicó que foi suspensa após várias situações e inconformidades terem sido detectadas durante a consulta pública.

O processo foi reavaliado com vista à criação de um novo documento, que deveria estar concluído até ao „nal de 2022. Contudo, ainda não foi apresentado.

O actual presidente das Terras de Sicó, Pedro Pimpão, autarca de Pombal, explica que se trata de um “processo delicado”, pois cria condicionalismos no uso da serra e em várias dinâmicas locais. “Tem de ser algo consolidado e onde estejam confortáveis os seis municípios.”

Pimpão explica que será marcada uma reunião com o ICNF e com os autarcas para fazer o ponto de situação. “Continuamos com a vontade de valorizar o território, porém, a paisagem protegida, porque em algumas situações, limita certos usos da serra, implica dar passos seguros, que não compliquem a vida das pessoas.”