Viver

Rafael Toral encerra terceiro ciclo de música exploratória em Leiria

11 nov 2023 10:30

Igreja da Misericórdia recebe músico que marcou o panorama português nos últimos 35 anos

rafael-toral-encerra-terceiro-ciclo-de-musica-exploratoria-em-leiria
O concerto está agendado para as 19 horas
DR

Alguns dos momentos mais inesperados da música produzida em Portugal, nos últimos 35 anos, têm na origem a navegação de Rafael Toral através das possibilidades da guitarra e da electrónica, tanto a solo como em colectivo.

Na fase mais recente, o trabalho de experimentação encontra-se fixado em registos como Jupiter and Beyond (2020), Music for Film (2022), Freedom of Tomorrow (2022) e Last Set (2023).

Este sábado, 11 de Novembro, o músico nascido em Lisboa apresenta-se no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia para um concerto, com início às 19 horas, que encerra o 3.º Ciclo de Música Exploratória Portuguesa.

Antigo membro dos Pop Dell’Arte, Rafael Toral tocou com Sei Miguel e com os Mão Morta e colaborou com artistas internacionais como Jim O’Rourke, Sonic Youth (e Lee Ranaldo), Phil Niblock ou Rhys Chatham, entre muitos outros.

Entre Maio e Novembro de 2023, o Ciclo de Música Exploratória organizado pela Fade In contemplou concertos de Rodrigo Amado, Tropa Macaca, Vasco Alves, Fuhrer Duhrer, Crossfade Memory, Inês Malheiro, Manuel Mota & Margarida Garcia, Burgueses Famintos e Hedera 4Tet, além de Rafael Toral, que aconteceram no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, na Igreja da Pena do Castelo de Leiria e no Museu de Leiria.

Nesta terceira edição, foram convidados como artistas receptores, para criar a partir da experiência da música ao vivo, Sónia Santos, Tiago Baptista, Rui Pedro Lourenço, António Olaio, Lisa Teles, Sandrine Vieira, Sal Nunkachov, Bruno Gaspar, Vânia Colaço e Vanda Cristina.