Desporto

Rallye do Vidreiro: "A prova vai ser organizada com os mínimos, mas a segurança e o espectáculo estão garantidos"

13 ago 2022 09:00

Clube Automóvel da Marinha Grande garante a prova, com orçamento inicial de 180 mil euros, com apoios municipais e de privados

rallye-do-vidreiro-a-prova-vai-ser-organizada-com-os-minimos-mas-a-seguranca-e-o-espectaculo-estao-garantidos
Prova automóvel é mítica na região
CAMG
Patrícia Carreira Gonçalves

O Rallye Vidreiro Centro de Portugal, agendado para 7 e 8 de Outubro, vai, afinal, manter-se na Marinha Grande.

Após uma semana de indefinição com o organizador, o Clube Automóvel da Marinha Grande, a colocar em causa a possibilidade de manter o evento automóvel no concelho pela “impossibilidade de encontrar, entre os parceiros institucionais habitualmente envolvidos, as condições mínimas indispensáveis à realização do evento”, foi possível encontrar uma solução com “apoios financeiros de entidades privadas”.

Desta forma, clube e município anunciaram, em conjunto, estarem “reunidas as condições indispensáveis para a realização” daquela que é a oitava e última prova do Campeonato de Portugal de Ralis.

“A prova vai ser organizada com os mínimos, os troços são os mesmos para evitar custos de preparação e não será criado mais e melhor material, mas a segurança e o espectáculo estão garantidos”, garante ao JORNAL DE LERIA o responsável da comunicação do clube.

Com um orçamento total de 180 mil euros para a iniciativa, o clube explica que “apenas 100 mil foram elegíveis ao apoio municipal que deveria apoiar com 60% mas, por ter uma verba de 350 mil para várias associações, atribuiu 40%”.

"O clube vive do rallye e do associativismo, por isso não poderia colocar em causa a sua viabilidade económica por causa de um buraco de 20 mil euros para realizar a prova”, acrescenta o responsável, sobre a diferença que acabou por ser coberta “por empresas do concelho que se uniram para ajudar”.

Questionado pelo JORNAL DE LEIRIA sobre a verba atribuída, o município explicou que “vai conceder um apoio financeiro de cerca de 38.945,28 euros para a organização” da prova e “criou condições para potenciar o impacto do evento, com a Festa do Rallye, introduzindo a componente cultural, de animação e do apoio logístico, o que totaliza um investimento superior a 73.000€”.

No entanto, o clube automóvel sublinha que “a festa foi uma ideia que o clube teve o ano passado, mas foi assumida pela Câmara Municipal pelo que o apoio não é para o clube ou para as despesas directas da prova”.

Para o presidente no município, esta iniciativa “assume uma especial relevância para o concelho e região pela história que representa um evento com mais de 50 anos, divulgando e dignificando a tradição e indústria vidreira, na designação da prova”.

“No Ano Internacional do Vidro, congratula-nos poder contar com este evento desportivo de projecção nacional e internacional”, acrescenta Aurélio Ferreira, enaltecendo ainda “a importância da atracção de praticantes e apoiantes ao concelho, durante a realização das competições e a excelência conferida pela organização, largamente reconhecida”.