Saúde

Rastreio do cancro do colo do útero na Marinha Grande

2 dez 2025 12:00

Campanha realiza-se nos dias 13 e 14 de Dezembro

rastreio-do-cancro-do-colo-do-utero-na-marinha-grande
.
Jornal de Leiria/Arquivo

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Marinha Grande acolhe, nos dias 13 e 14 de Dezembro, o rastreio do cancro do colo do útero, uma iniciativa promovida pela Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, através das suas Unidades Funcionais, e que conta com o apoio do Município da Marinha Grande.

De acordo com nota emitida pela Câmara da Marinha Grande, "a campanha dirige-se a todas as mulheres entre os 30 e os 69 anos, proporcionando a realização do exame de forma totalmente gratuita".

"O rastreio permite detectar e tratar lesões que podem evoluir para cancro, bem como identificar a doença numa fase inicial, em que a probabilidade de cura é muito elevada. Este exame apresenta-se como mais completo do que a citologia tradicional (Papanicolau), uma vez que inclui a pesquisa do vírus HPV – Vírus do Papiloma Humano, um dos principais causadores do cancro do colo do útero", prossegue a autarquia.

"A realização do rastreio é simples, rápida e gratuita. As utentes apenas necessitam de se dirigir à sua unidade de saúde, onde serão acompanhadas pela respectiva equipa de saúde familiar, podendo esclarecer todas as dúvidas com profissionais de saúde especializados", refere ainda.