Viver

Reabertura do Castelo de Leiria com animação até Junho

18 mai 2021 11:38

Dança, teatro, música e um concerto com Rodrigo Leão

reabertura-do-castelo-de-leiria-com-animacao-ate-junho
Rodrigo Leão
DR

O Castelo de Leiria reabre no sábado, 22 de Maio, Dia do Município, após ter estado fechado quase dois anos para reabilitação de alguns dos seus espaços, num investimento de cerca de 4,4 milhões de euros que inclui três acessos mecânicos.

A abertura contará com uma programação cultural que se estenderá até 6 de Junho para celebrar o fim dos trabalhos e a devolução do espaço à comunidade.

Às 9:30 horas, do dia 22, as portas da velha fortaleza medieval abrem-se com performances de dança a realizar ao longo do dia pela Escola de Dança Clara Leão.

Para as 16 horas, está marcada uma conferência de homenagem ao historiador natural de Leiria, José Mattoso, que será transmitida em streaming nas redes sociais do Município e contará com as intervenções de João Bonifácio Serra, Saul António Gomes e Bernardo Vasconcelos.

O dia encerra às 17:30 horas com um concerto do Decateto de Metais de Leiria – AFCL.

No dia seguinte, pelas 9:30 horas, a escola Clara Leão continuará a animar o espaço, com a companhia do O Nariz – Teatro de Grupo que apresentará o espectáculo Coisas que não se vêm nem se falam, entremez teatral a realizar ao longo do dia.

A 29 de Maio, haverá uma deambulação musical [Trovas de D. Dinis] a realizar ao longo do dia, pela CaosArte, e às 19 horas, está programado o Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, CALHAU!, na Igreja de Santa Maria da Pena.

No dia 30, nova deambulação teatral ao longo do dia pela Palavras de Sobra – Associação de Artes faz uma Viagem nos tempos – Estórias do Castelo, antes de, às 19 horas, o Coro Ninfas do Lis actuar no Largo da Traição.

Rodrigo Leão apresenta-se no dia 5 de Junho, com O Método, no auditório ao ar livre da fortaleza. O número de lugares será alvo de estudo pela DGS, pelo que os ingressos ainda não estão à venda. Segundo a autarquia, os bilhetes deverão começar a ser vendidos a partir do dia 22, sábado, na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

No dia seguinte, às 17 horas, acontece um concerto pelo Quarteto SAMP.


Notícia actualizada no dia 20 de Maio, às 17 horas, para indicar o local de venda de bilhetes para o concerto de Rodrigo Leão