Sociedade
Recém-licenciados do Politécnico de Leiria representam Portugal em competição europeia de inovação e empreendedorismo
Rafael Pereira e Salomé Novo vão levar o "MUTE Música Têxtil” ao Europe Enterprise Challenge
Dois recém-licenciados da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria vão representar a Junior Achievement Portugal no Europe Enterprise Challenge, que se realiza, online, entre 28 de Junho e 15 de Julho.
Rafael Pereira e Salomé Novo compõem a equipa Mute, vencedora da Competição Nacional do Start Up Programme, da Junior Achievement Portugal, que decorreu em Março deste ano, e por isso vão marcar presença no Europe Enterprise Challenge, que reúne as melhores ideias de negócio de estudantes do continente europeu.
MUTE Música Têxtil é o nome da ideia de negócio apresentada pelos estudantes, tendo sido desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Design e Inovação, do 3.º ano da licenciatura em Design Industrial, que no último ano lectivo acolheu o Start Up Programme, da Junior Achievement Portugal.
O conceito dos jovens, explica o Politécnico de Leiria em comunicado, é um módulo de canto para isolamento de frequências e reverberações acústicas, alternativo aos painéis de parede em espumas sintéticas, realizado a partir de desperdícios têxteis.
Destina-se a aplicações profissionais na indústria da música, mas pode igualmente ser utilizado em outras situações, incluindo o espaço doméstico.
A ideia para o produto e respetivo negócio surgiu a partir da experiência na indústria da música de um dos estudantes, com base na observação de problemas detetados na produção, aplicação e utilização dos painéis acústicos convencionais.
Partiu igualmente de preocupações ambientais e ecológicas dos autores.
Rafael Pereira e Salomé Novo vão agora levar o MUTE Música Têxtil ao Europe Enterprise Challenge, prevendo-se a conclusão de protótipos até à data de apresentação.