Sociedade

Recolha de equipamentos eléctricos dá prémios às juntas de freguesia

6 set 2022 14:07

Projecto para promoção da reciclagem de resíduos de equipamentos electrónicos, pilhas e acumuladores, está aberto a todas as autarquias do País

recolha-de-equipamentos-electricos-da-premios-as-juntas-de-freguesia

A ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos está a promover uma campanha dirigida às juntas de freguesias de todo o País que consiste na recolha e reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, de pilhas e acumuladores, em troca de novos equipamentos ou do financiamento de projectos comunitários.

A submissão das candidaturas e consulta do regulamento pode ser feita através da plataforma EuReciclo.pt. No final, a freguesia que mais equipamentos recolher, em cada um dos municípios do território nacional, terá direito a 2.500 euros para investir num projecto de interesse comunitário.

Em comunicado, a ERP Portugal explica que os incentivos do “Junta na Freguesia” serão ainda alargados a todos os participantes, mesmo que não sejam vencedores:  por cada tonelada recolhida através desta campanha, será atribuída “uma contrapartida financeira” 

“Existem ainda prémios a nível nacional, onde a junta que angariar maior quantidade de equipamentos em final de vida, dentro de cada uma das seguintes categorias: monitores, televisões, equipamentos de grandes e pequenas dimensões, equipamentos de IT, carregador de pilhas, lâmpadas e iluminação, podem também ser convertidos em novos equipamentos da mesma categoria”, adianta a entidade promotora. 

Segundo Rosa Monforte, directora-geral da ERP Portugal, “este projeto é verdadeiramente agregador do conceito e propósito ‘pense global, haja local’, bem como da verdadeira essência de ‘juntar’”. 

“Queremos juntar comunidades para viabilizar projectos de sustentabilidade das suas localizações, juntar todo o País para o cumprimento das metas ambientais de Portugal e que os nossos equipamentos eléctricos, electrónicos, pilhas, lâmpadas e baterias sejam também reunidos nas juntas de freguesia, com destino à reciclagem e valorização”, realça a responsável.