Viver
Recomendações: há novos autores da região no Plano Nacional de Leitura
O catálogo do Plano Nacional de Leitura 2027 referente ao segundo semestre de 2021, agora conhecido, inclui autores de Leiria, Nazaré e Caldas da Rainha
Sinopse: um guerreiro protegido pelos deuses torna-se o fundador de uma nova cidade após deixar para trás o amor de uma rainha que não resiste ao desgosto e comete suicídio. Podia ser a nova série da Netflix, mas consta do enredo com dois mil anos escrito por Virgílio, o épico Eneida, que o professor universitário aposentado Carlos Ascenso André adaptou para o público não adulto, como muitas produções modernas que “vão buscar inspiração aos mitos clássicos”.
Depois de a Cotovia lançar em 2020 a tradução da Eneida assinada por Carlos Ascenso André, do latim para português, com o encerramento da editora surgiu o convite do antigo secretário de Estado Francisco José Viegas para a publicação, pela Quetzal, de uma versão mais leve, com outros destinatários.
Apresentada em prosa, A Eneida de Virgílio Adaptada para Jovens transforma o poema original “numa espécie de romance de aventuras”, com o objectivo de tornar “sedutor, aprazível e legível” o texto “complexo” que “é a obra-prima da literatura ocidental”, considera o autor. “Estamos lá todos. O mundo ocidental está representado na Eneida”.
Linguagem mais simples, menos densa, informação de contexto incorporada na narrativa, menos personagens, menor carga mitológica, uma abordagem a pensar nas crianças e adolescentes dos nove aos 18 anos.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.