Conteúdo Comercial
Reduza os custos mensais com estes quatro simuladores online
Já tentou todas as espécies de estratégias de poupança e nenhuma resultou?
Está farto do facto do dinheiro nunca conseguir chegar até ao final do mês?
Já tentou todas as espécies de estratégias de poupança e nenhuma resultou?
Se se debate com estas questões é porque, provavelmente, não sabe quais são os gastos que lhe estão a drenar o seu orçamento mensal.
Para que isto deixe de ser um entrave e a sua carteira ainda tenha uma palavra a dizer quando o final do mês se aproxima, pegue no seu bloco de notas e aponte o nome destes quatro simuladores online que lhe vão permitir perceber se está ou não a pagar mais do que aquilo que devia em coisas tão dispares como créditos, eletricidade e gás, telecomunicações e compras de supermercado.
4 Simuladores online que vão ajudá-lo a reduzir os custos mensais
Simulador de Crédito Consolidado UNIBANCO
Como assinala o Banco de Portugal (BdP), uma das maiores fontes de despesa das famílias portuguesas são as prestações mensais com créditos, especialmente quando estes se vão acumulando e colocam a sua taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100) acima dos 50% considerados como limite “saudável” pelo BdP.
Para casos em que a taxa de esforço ultrapassa os 50% devido à pressão das prestações de crédito, a melhor solução é recorrer a um crédito consolidado, solução financeira que lhe vai permitir juntar todos os seus créditos num só com uma taxa de juro mais baixa ficando apenas com uma única prestação, perante uma única instituição de crédito.
É este tipo de contas que o simulador de Crédito Consolidado do UNBANCO, lhe vai possibilitar fazer na página da solução de consolidação de créditos desta instituição.
Além de lhe permitir realizar uma simulação (com possibilidade de seguro) para valores entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses, este simulador de crédito consolidado dá-lhe ainda informações sobre a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) e a TAN (Taxa Anual Nominal) que são aplicadas ao valor pedido e qual será o montante total (MTIC – Montante Total Imputado ao Consumidor) em que terá que reembolsar a instituição para o prazo que escolheu.
Se as condições lhe agradarem, logo após a simulação pode efetuar o seu pedido de financiamento de imediato de forma 100% online no site desta marca pertencente à instituição financeira de crédito – UNICRE.
Simulador DECO (Compras de supermercado)
Ainda que tentemos ser autossuficientes, existirá sempre uma altura em que teremos de ir ao supermercado comprar alguma coisa. Para que estas compras tenham o menor impacto possível no nosso orçamento, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) colocou à disposição de todos os consumidores no seu site um simulador que permite encontrar o supermercado mais barato.
Para fazer uso desta ferramenta, deve indicar o distrito, concelho e o tipo de cabaz que lhe interessa (completo ou personalizado – congelados, mercearia, limpeza da casa, fruta ou legumes).
Simulador de poupança da ANACOM (Telecomunicações)
A entidade reguladora das comunicações em Portugal, ANACOM, oferece a quem visita o seu site um simulador de poupança que não só permite aos consumidores consultar os diversos tarifários existentes, como também efetuar simulações sobre os seus consumos de Internet, televisão, telefone móvel, telefone fixo e serviços combinados e perceber onde pode poupar.
Por exemplo, como muitos portugueses têm contratos de telecomunicações que juntam telefone, Internet e televisão, este simulador dá-lhe a possibilidade de simular o consumo de um serviço combinado. Para tal, deverá indicar:
- os serviços que deseja contratar;
- o código postal da zona onde o pacote de serviços será utilizado;
- prestadores de serviços e tarifários que pretende incluir na simulação;
- o tipo de consumo de Internet;
- os canais de televisão que quer adquirir;
- o tipo de tarifário que tenciona utilizar no telefone móvel e fixo;
- o tipo de consumo de chamadas e SMS.
Simulador de preços da ERSE (eletricidade e gás)
Nascido em 2020, o simulador de preços da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) permite-lhe comparar os preços de eletricidade e gás praticados entre mais de 370 tarifários de um total de 33 fornecedores (24 de eletricidade e 9 de gás natural) presentes no mercado liberalizado de eletricidade e de gás natural em Portugal continental.
Por exemplo, caso tenha uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta de preço mais baixo que vai encontrar neste comparador resulta numa fatura mensal de 33,08 euros, enquanto a oferta mais cara pode implicar um custo de mais de 10 euros ao mês.
Segundo a própria ERSE, as poupanças decorrentes da troca pelo fornecedor de eletricidade com o preço mais baixo podem atingir os 10 euros por mês, ou seja, 120 euros por ano. Se a isto somar a redução da potência contratada, a poupança anual pode chegar aos 150 euros.