Sociedade
Região em risco elevado a extremo de incêndio rural, Portugal em alerta
Saiba que restrições estão em vigor e que cuidados deve ter durante este período
O Governo declarou, de hoje a terça-feira, situação de alerta devido ao "aumento das temperaturas" e ao "agravamento do risco de incêndio rural".
Na região, nove concelhos estão hoje em risco extremo de incêndio, quatro em risco muito elevado e os restantes em risco elevado.
De acordo com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, durante estes três dias, as temperaturas máximas em Leiria vão rondar entre os 25.ºC e os 30.ºC.
No Interior Norte do distrito, os valores sobem, principalmente na terça-feira, com Ansião a chegar aos 37.ºC. Alvaiázere e Pedrógão Grande podem chegar aos 36.ºC nesse dia, sendo que se prevê 35.ºC para Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.
Para Ourém, no concelho de Santarém, as temperaturas máximas previstas para terça-feira também se fixam nos 35.ºC.
Neste período estão em vigor medidas extraordinárias como a proibição de circular ou permanecer em espaços florestais definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Além disso, é proibido utilizar grelhadores ou fogareiros, fazer queimadas ou trabalhos nos espaços florestais com máquinas, à excepção das usadas para combate a incêndios, e estão suspensas as autorizações emitidas para fogo de artifício.
O Governo autorizou ainda a contratação de até 100 equipas, mediante a disponibilidade, para reforço do dispositivo dos corpos de bombeiros.
A decisão face ao risco de infêncio justifica-se com o novo pico de calor do próximos dias, o vento forte e a seca severa a extrema em grande parte do território nacional.
A situação de alerta foi anunciada na sexta-feira e formalizada no sábado pelos ministérios da Administração Interna, Defesa Nacional, do Trabalho, da Saúde, do Ambiente e da Agricultura. Será reavaliada pelo Governo na segunda-feira.
A Linha SOS ambiente e território está disponível todos os dias entre as 8 e as 21 horas através dos contactos 211 389 320 ou 808 200 520.
Risco de incêndio rural este domingo na região:
Risco elevado
- Nazaré
- Óbidos
- Peniche
- Bombarral
Risco muito elevado
- Leiria
- Alcobaça
- Ansião
- Caldas da Rainha
Risco extremo
- Marinha Grande
- Batalha
- Pombal
- Porto de Mós
- Ourém (concelho de Santarém)
- Alvaiázere
- Castanheira de Pera
- Figueiró dos Vinhos
- Pedrógão Grande