Viver
Ricardo Fiel: “Esse é o objectivo: fazer uma aplicação que ajude os músicos”
O músico de Leiria que trabalha na Microsoft Portugal criou o Tune Rocket para ajudar os artistas independentes a chegarem a um público maior nas redes digitais
O que é o Tune Rocket e o que traz de novo para a indústria da música?
Aqui há um ano, mais ou menos, eu estava um bocado frustrado com como é que um artista independente lança música hoje em dia e comecei a seguir algumas pessoas que são, supostamente, gurus na matéria, fiz alguns cursos e percebi que estava a fazer tudo errado. As noções que eu tinha do passado, de ter trabalhado com editoras, já não se aplicam muito, e depois, se por um lado há muito mais gente a fazer música, se não me engano, à volta de 100 mil músicas por dia colocadas no Spotify, por outro lado nunca foi tão fácil para os artistas conseguirem ter acesso a ferramentas, a tecnologia, que permita fazer canções e lançar canções com muito menos recursos do que dantes. E no meio disto tudo, como o meu background é técnico, pensei “eu consigo fazer uma aplicação que me vai ajudar nisto”: lançar música de acordo com aquelas guidelines que eles ensinam nos cursos e depois promover a música também dessa forma. Ainda não lancei a aplicação no mercado, estou naquela fase de recolher feedback inicial para perceber se este é o melhor caminho ou não, mas acho que a tecnologia pode ajudar muito. Esse é o objectivo: fazer uma aplicação que ajude os músicos independentes a lançarem e a promoverem música da melhor forma e da forma mais barata também.
Com recurso a inteligência artificial?
Sim, em algumas coisas.
É difícil, para um músico independente, chegar a um público mais abrangente?
É difícil atravessar o barulho, ou seja, é fácil do ponto de vista de que social media [redes sociais] está acessível a toda a gente, por outro lado é muito mais difícil porque há muito mais gente.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.