Viver

Rockin'1000. Veio de longe, comprou bateria para o concerto e depois doou-a a uma escola de Leiria

18 set 2024 11:21

Continuam a surgir testemunhos sobre a noite que juntou mil músicos no Estádio Magalhães Pessoa

rockin1000-veio-de-longe-comprou-bateria-para-o-concerto-e-depois-doou-a-a-uma-escola-de-leiria
Um total de 200 bateristas actuaram perante quase 20 mil espectadores
Rockin'1000

A história é contada na página de Facebook da escola de música Rockschool Leiria. E é um exemplo do espírito de união, partilha e camaradagem que contagiou o concerto dos mil músicos no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, na noite de sábado, 14 de Setembro. Um gesto simples, mas marcante, que, segundo o testemunho de quem participou no evento, não é exemplo único.

Conheci outros músicos que fizeram o mesmo. Vieram da Áustria ou do Uruguai... e no final ofereceram a bateria que compraram em Portugal”, confirma um dos comentários partilhados nas redes sociais.

No caso da Rockschool Leiria, a iniciativa partiu de um músico francês, que entrou em contacto com a instituição, antecipadamente, por email. “Informava-nos que iria comprar uma bateria (que seria entregue quando chegasse a Leiria) propositadamente para os três dias de ensaios e concerto. E, após fazer uma pesquisa, expressava a vontade de nos fazer uma doação especial: iria oferecer-nos a mesma”, é referido no texto divulgado pela Rockschool Leiria. “Já em Leiria, dois dias antes do concerto, voltou a contactar-nos, a solicitar o empréstimo de um prato ride e suporte correspondente, porque a bateria que havia comprado não incluía esses dois elementos”.

Apesar da distância, a generosidade prevaleceu e abriu-se o caminho para um final feliz. “Tendo em conta os tempos que correm, confessamos que existiu da nossa parte alguma desconfiança em relação a esse pedido, porém, e mesmo sem o conhecer, decidimos emprestar o que nos tinha pedido”, lê-se. “Poucos minutos depois do término do concerto, o jovem veio ao nosso encontro, com um sorriso enorme no rosto, a esbanjar felicidade, e perguntou-nos: podem ajudar-me a desmontar a bateria que quero oferecer à vossa escola de música? Um gesto que nos marcou e que reafirma crença na bondade humana”.

A equipa da Rockschool conclui: “Agradecemos imensamente o teu gesto, a bateria está neste momento ao lado de todas as outras que já faziam parte da nossa escola. A música gera gentileza, e a gentileza gera gestos como este”.