Viver

S.A. Marionetas, de Alcobaça, levam conto de Sophia de Mello Breyner ao público da China

21 out 2023 15:20

A companhia vai estar a representar Portugal em dois festivais no Oriente

sa-marionetas-de-alcobaca-levam-conto-de-sophia-de-mello-breyner-ao-publico-da-china
“A Viagem de Sofia”, espectáculo baseado num texto de Sophia de Mello Breyner
Joaquim Pesqueira

Em língua portuguesa com legendas em mandarim. De 28 de Outubro a 4 de Novembro, a S.A. Marionetas vai protagonizar oito apresentações em duas cidades, Shanghai e Nanxun, na China.

No contexto de dois festivais – o sétimo Golden Magnolia Shanghai International Puppet Festival e o primeiro International Excellent Puppetry Presentation – a companhia de Alcobaça vai mostar o espectáculo A Viagem de Sofia ao público do Oriente.

A produção baseia-se no conto A Viagem de Sophia de Mello Breyner.

Três teatros acolhem a digressão: Shanghai Ciro´s Theatre, Shanghai Dong Theatre e Nanxun Theatre.

“A partir do texto A Viagem do livro Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner. Esta é uma viagem que vai sendo feita através das personagens do conto representadas em marionetas de manipulação directa que se movem em deambulações poéticas por um lugar em constante mutação. A palavra lida e o movimento desconcertante do mundo imaginário onde toda a acção acontece é o mote para nos envolvermos no imaginário da poetisa através das suas palavras”, avança uma nota de divulgação da S.A. Marionetas.

O espectáculo tem encenação de José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre, que serão também os marionetistas de serviço, e narração de Carla Vasconcelos.