Sociedade
Sabe quantos anos tem a nova árvore classificada de Vila Cã?
Velho freixo adquire estatuto de interesse público, atribuído pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Um freixo situado na Freguesia de Vila Cã, em Pombal, foi classificado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas como exemplar de interesse público.
A árvore, da espécie Fraxinus angustifolia Vahl, situada no Largo do Freixo, pertence à Junta de Freguesia de Vila Cã, que a propôs a avaliação e classificação por parte daquele instituto. E tem, estima-se, cerca de 500 anos.
Na deliberação, publicada em Diário da República, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas salienta agora que “o exemplar arbóreo, apesar de apresentar um tronco totalmente cariado e oco, possui amarrações no seu interior, o que demonstra um enorme zelo e cuidado por parte do seu proprietário”.
E defende que se mostram reunidos critérios de classificação, entre os quais o porte e a idade do freixo.
No que respeita ao porte, “pela análise dos valores dendrométricos do exemplar, verificou-se que são superiores ao considerado de referência para a espécie, o que permite o seu enquadramento no critério 'porte', apreciado pelo parâmetro monumentalidade”, nota o instituto.
Quanto à idade, “segundo a informação recolhida, tanto junto do requerente como pela observação directa do exemplar, bem como pelo seu grande porte e o diâmetro do seu fuste, estima-se que o exemplar tenha cerca de 500 anos de idade”, expõe o instituto, que assim entende atribuir-lhe a classificação de interesse público.