Viver

SAMP vence prémio europeu com projecto Museu na Aldeia

30 jun 2022 11:46

Projecto da SAMP distinguido na categoria “Envolvimento e sensibilização dos cidadãos" pelos Prémios Europeus do Património/Prémios Europa Nostra. 

samp-vence-premio-europeu-com-projecto-museu-na-aldeia
Museu na Aldeia no Museu de Arte Popular em Folgosa
Gil de Lemos

O projecto Museu na Aldeia, promovido pela SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos, em Leiria, é um dos vencedores da edição deste ano dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra.
 
Os distinguidos acabam de ser anunciados pela Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, as entidades promotoras da iniciativa, que este ano distinguiram 30 projectos. 

O Museu na Aldeia, que envolve 13 museus e 13 aldeias da região de Leiria, foi um dos oito vencedores na categoria “envolvimento e sensibilização dos cidadãos”. Numa nota de imprensa, a SAMP considera esta conquista um “grande orgulho”, que funciona como “reconhecimento do resultado do trabalho de todos os envolvido (municípios, museus, equipa SAMP e, em especial, os participantes do projecto)”.

Desenvolvido no âmbito da Rede Cultura 2027, o projecto Museu na Aldeia actua ao nível da intervenção artística e social, tendo como público-alvo a população idosa. Reúne 13 museus e outras tantas comunidades dos 26 municípios que integram aquela rede. 

Através do projecto, a SAMP e os museus participantes levaram e apresentaram peças museológicas aos idosos que habitam nas aldeias. Deste modo, permitiu-se que “a arte se tornasse num lugar de encontro e partilhas, onde os idosos foram convidados a articular sobre as suas memórias e vivências, a relacioná-las com a peça e a transformá-las num processo criativo conjunto”.

Desse processo, surgiu “uma nova obra, posteriormente apresentada nos museus pelos participantes, a fase 'A aldeia vai ao museus'”, explica a nota de imprensa da SAMP.

Este prémio vem juntar-se a outros já conquistados pelo projecto Museu de Aldeia, como  o Prémio APOM 2021, na categoria “Inovação e criatividade”. 

Criados em  2002 pela Comissão Europeia, os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra destacam e divulgam a “excelência do património e as melhores práticas”. Pretendem também incentivar “o intercâmbio de conhecimentos entre fronteiras” e ligar “as partes interessadas no património através de redes mais amplas”. Abrangem mais de 40 países. A cerimónia de entrega de prémios acontecerá a 26 de Setembro, na Ópera Estatal de Praga. 

Além da SAMP, houve um outro projecto português distinguida, com a organização a premiar também a intervenção feita no Convento dos Capuchos (Sintra), na categoria “Conservação e adaptação a novos usos”.