Sociedade

São locutores e jornalistas. Dão voz à integração através da rádio

29 jan 2022 09:00

Na Nazaré, utentes da Cercina abrem espaço para a diferença com programação especial

sao-locutores-e-jornalistas-dao-voz-a-integracao-atraves-da-radio
Daniela (na foto) e Thierry fazem parte do grupo destes radialistas especiais
DR
Daniela Franco Sousa

O entusiasmo é contagiante sempre que os utentes da Cercina são desafiados a participar na rádio. Emprestam a sua voz a jingles, aos anúncios, fazem entrevistas, são eles próprios entrevistados e dão eco às questões da deficiência e do direito à integração, através do programa Voz da Igualdade, emitido semanalmente pela Rádio Nazaré.

“O que eu mais gosto é entrevistar pessoas. Por mim, até o fazia mais vezes”, conta Thierry Batista, de 37 anos, beneficiário do lar residencial da Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré. Os últimos dias, que o têm afastado desta rotina, são dos piores contratempos trazidos pela pandemia.

“Gosto de saber o que as pessoas fazem nos tempos livres e na sua profissão”, explica o utente, que se orgulha de ter já entrevistado personalidades ilustres. “Um deles foi Joaquim Pequicho”, recorda Thierry, referindo-se ao presidente da própria Cercina. Rogério Cação, já falecido, então presidente da Confederação Cooperativa Portuguesa, também faz parte dessa sua lista de entrevistados notáveis.

“Tenho irmãos que vivem no estrangeiro e que me telefonam a dizer que me ouvem”, congratula- se. E quando não é dia de fazer rádio, é dia de desfrutar dela. “Gosto de ligar para pedir músicas e para fazer dedicatórias” confidencia este fã de Xutos & Pontapés,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ