Sociedade

Sapadores assumem quartel dos Cardosos de forma provisória

9 out 2021 10:39

Corpo de bombeiros autónomo ou secção da Maceira em cima da mesa

sapadores-assumem-quartel-dos-cardosos-de-forma-provisoria
Uma ambulância de socorro dos Sapadores está disponível no quartel
DR

Os Bombeiros Sapadores de Leiria vão ter uma ambulância pré-posicionada nas instalações da Associação dos Amigos da Secção de Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria, nos Cardosos, até ser encontrada uma solução definitiva para o local, que deixou de contar com os operacionais dos Bombeiros Voluntários de Leiria.

Assim, durante o mês de Outubro, a equipa de Sapadores terá uma ambulância 24 horas por dia, para assegurar a prestação de socorro às freguesias de Santa Catarina da Serra, Chainça, Arrabal e Caranguejeira.

O modelo de operacionalidade foi acertado, a semana passada, numa reunião, com a presença do comandante Distrital da Protecção Civil, o Comandante dos Sapadores de Leiria, e os dirigentes da Associação dos Amigos da Secção de Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria, que serviu também para dar início a conversações com vista a procurar uma solução de futuro.

O objectivo da associação, quando construiu o quartel com a contribuição das populações, foi criar um corpo de bombeiros autónomo, através de uma associação humanitária.

No entanto, essa situação nunca chegou a concretizar-se, até porque carece de pareceres de várias entidades, entre as quais o comandante distrital e do presidente da Câmara de Leiria.

Segundo o JORNAL DE LEIRIA apurou, a direcção da associação chegou a dar início ao processo de criação de um corpo de bombeiros, mas nunca teve o aval da autarquia, na altura, presidida por Raul Castro. “Ainda não há uma solução definitiva em cima da mesa. Estamos a trabalhar em várias soluções futuras, em acordo com as diferentes partes. A criação de um corpo de bombeiros autónomo será, na minha opinião, a última opção, até pelo tempo que o processo demorará”, assume Carlos Guerra, comandante distrital da Protecção Civil.

Uma das soluções viáveis poderá passar por ser outro corpo de bombeiros do concelho a assumir a operacionalidade do quartel dos Cardosos, criando uma nova secção. Estando as relações com os Voluntários de Leiria cortadas restam os corpos da Maceira e da Ortigosa. Até pela proximidade, é a Maceira que melhor se posiciona. No entanto, oficialmente, não houve ainda qualquer contacto.

Já depois do fecho da edição do JORNAL DE LEIRIA, o presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou que a associação ficou de encontrar uma solução e propô-la à autarquia. "Vamos realizar várias reuniões nas próximas semanas para avaliar o futuro da associação e do quartel."

Não foi possível falar com o presidente da associação.

Cardosos
Quartel pago pelas populações
O quartel dos Cardosos foi construído com recurso a donativos da população das freguesias de Santa Catarina da Serra, Chainça, Arrabal e Caranguejeira e eventos para angariação de fundos. O objectivo era garantir o socorro de proximidade nestas localidades, criando mais tarde um corpo de bombeiros. Depois de ter sido constituída a Associação dos Amigos da Secção de Bombeiros do Sul do Concelho de Leiria foi realizado um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Leiria, que criaram uma secção no quartel. No Verão, os operacionais que prestavam serviço nos Cardosos e que integravam o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais entraram em ruptura com os Voluntários de Leiria. Além dos processos disciplinares, alguns bombeiros pediram para passar ao quadro de reserva. Segundo fonte próxima da associação, as instalações pertencem às populações e se a associação vier a ser dissolvida, o quartel ficará para as juntas de freguesia.