Sociedade

SC Pombal celebra centenário com colóquio sobre desporto e sociedade

13 mai 2022 15:00

Iniciativa realiza-se este sábado no pequeno auditório do Teatro-Cine de Pombal

sc-pombal-celebra-centenario-com-coloquio-sobre-desporto-e-sociedade
A conferência conta com nomes sonantes do panorama desportivo
Jornal de Leiria/Arquivo

O Sporting Clube de Pombal assinala amanhã os 100 anos da instituição com um colóquio sobre 'Desporto e Sociedade' e vários nomes sonantes do panorama desportivo, durante todo o dia, no pequeno auditório do Teatro-Cine de Pombal.

“É inegável que o Sporting Clube de Pombal tem um papel importante na comunidade”, afirma ao JORNAL DE LEIRIA um dos elementos da comissão organizadora das celebrações do centenário, destacando o “contributo importante da instituição para o desenvolvimento e a promoção do desporto”.

Embora o futebol seja a peça central das actividades do clube, Manuela Frias realça que este “também apostou” nas outras modalidades e encontra no colóquio uma forma de "debater um conjunto de questões que pudesse, no fundo, interessar à sociedade”.

'Medicina no Desporto e rendimento desportivo' é o tópico que vai abrir o evento a partir das 9:30 horas e conta com intervenções de Nuno Campos, médico da Selecção Nacional de Futebol de 1995 a 2014, Hélder Monteiro, que discutirá a medicina oral desportiva e o uso de goteiras oclusais no rendimento desportivo, e João Lameiras, que abordará o papel do psicólogo do desporto no desenvolvimento e desempenho dos atletas.

A partir das 11:30 horas será dedicada uma hora ao tema 'Futebol, Media e Sociedade'. Este painel vai contar com intervenções de Luís Marques, jornalista, consultor, administrador do grupo Impresa entre 2008 e 2016, e ex-membro da comissão directiva do Sporting SAD; Diogo Feio, advogado, professor universitário e ex-secretário de Estado para a Educação; e Nuno Magalhães, advogado, professor universitário, ex-secretário de Estado para a Administração Interna, e presidente da assembleia-geral do SL Benfica.

Durante a tarde, o painel 'Políticas de apoio ao Desporto' terá o papel das autarquias a ser debatido pelo presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, e o papel das associações a ser abordado pelo presidente da direcção da Associação de Futebol de Leiria. O papel do Instituto Português do Desporto e Juventude será discutido pelo seu presidente, Vítor Pataco.

'Futebol, Juventude e Formação' será o próximo tema, contando com intervenções de Alexandre Silva, treinador-adjunto da Selecção Nacional de Futebol de sub-21, e Jorge Faustino, ex-árbitro de futebol e comentador desportivo.

Às 17:30 horas dar-se-á a sessão de encerramento, com intervenções do presidente da direcção do Sporting Clube de Pombal, o presidente da comissão organizadora do centenário e do presidente da Câmara Municipal de Pombal.

No âmbito das comemorações do centenário o clube promoveu, esta semana, um torneio de futebol para os escalões de formação. No início do mês, e de forma insólita, a instituição agora centenária dinamizou também o Jantar de Natal 2021, dado que o encontro tinha sido adiado devido à pandemia de Covid-19.