Viver

Sebastea. Novo festival junta quatro grupos de Leiria

9 mar 2024 10:17

Começa este sábado na sede do TASE em Santa Eufémia

sebastea-novo-festival-junta-quatro-grupos-de-leiria
ABAD vai apresentar a peça Caça ao Padre de Santa Eufémia
DR

Sebastea, a percorrer quatro localidades do concelho de Leiria até ao final do ano. O programa do primeiro dia do novo festival, com arranque agendado já este sábado, 9 de Março, acontece na sede do TASE em Santa Eufémia.

Com início às 16 horas e encerramento depois das 22 horas, o cartaz prevê a peça infantil Esquadrão Colmeia (pelo TASE), um workshop de construção de personagem com Carlos Vieira, a leitura encenada de um texto de Carlos Vieira e a apresentação da peça de teatro Caça ao Padre de Santa Eufémia – Uma História da Primeira República pelo Grupo de Teatro da ADAB Pisão.

O acesso tem o custo de cinco euros (adultos) com as crianças entre os 3 e os 12 anos a pagarem três euros. Para os menores de três anos de idade a entrada é gratuita.

O festival de teatro Sebastea é uma nova iniciativa, que se estreia a 9 de Março e reúne quatro grupos de teatro do concelho de Leiria: o Teatro do Atlético Clube da Sismaria, a Companhia de Teatro À Vista (do Freixial), o Grupo de Teatro da ADAB Pisão (Bajouca) e o Teatro de Animação de Santa Eufémia (TASE), anfitrião neste sábado.

Em Junho, o festival circula e volta a acontecer, mas no Freixial. Em Setembro, decorre na Sismaria e em Novembro finaliza na Bajouca. Um dos objectivos é que se realize nas diferentes estações do ano.

A organização pretende também que o Sebastea proporcione intercâmbio entre os vários grupos de teatro envolvidos e ofereça à comunidade um dia festivo dedicado ao teatro, com música e comes e bebes a acompanhar.

Em 2024, o TASE está a assinalar 20 anos de actividade.