Sociedade
Secretário de Estado da Conservação da natureza assina protocolo de cogestão no valor de 100 mil euros na Berlengas
Destino da reserva natural será dinamizada pelo município de Peniche, pelo ICNF, por representantes de instituições de ensino superior, de associações de defesa do ambiente e outros actores de relevância local.
O secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, preside à cerimónia de assinatura do protocolo no âmbito da cogestão da Reserva Natural das Berlengas, amanhã, dia 10, às 9:30 horas, com ponto de encontro no Cais da Ribeira Velha, em Peniche, com partida para a ilha da Berlenga.
Neste evento será assinado o protocolo entre o Fundo Ambiental, o município de Peniche e o ICNF (ICNF), que prevê uma verba de 100 mil euros para apoio técnico e operacional para actividades prioritárias de promoção da cogestão da Reserva Natural das Berlengas.
Depois do Parque Natural da Serra de São Mamede, da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e do Parque Natural do Litoral Norte, esta será a quarta área protegida de âmbito nacional a reunir condições para aceder a este apoio pelo Fundo Ambiental.
A cogestão desta reserva natural será dinamizada através de uma comissão composta pelo município de Peniche, pelo ICNF, por representantes de instituições de ensino superior, de associações de defesa do ambiente e outros actores de relevância local.
O Governo consolida, assim, a sua estratégia de valorização do território e da Rede Nacional de Áreas Protegidas, focada numa gestão activa e de proximidade.