Sociedade

Sector social emprega cerca de 10.000 pessoas no distrito de Leiria

14 nov 2025 08:01

Asseguram mais de 800 respostas sociais, que servem milhares de pessoas, mas o maior impacto das instituições da economia social está no apoio às comunidades, através do cuidado a quem precisa

sector-social-emprega-cerca-de-10000-pessoas-no-distrito-de-leiria
Respostas sociais servem quase 14 mil idosos e pessoas em situação de dependência no distrito
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Os dados mais recentes, referentes a Outubro, indicam que o sector social emprega cerca de 10 mil trabalhadores no distrito. Os números, facultados ao JORNAL DE LEIRIA pelo Instituto de Segurança Social (ISS), abrangem não só as 215 instituições sociais registadas na Direcção-Geral da Segurança Social, que incluem IPSS e organizações equiparadas como casas do povo, cooperativas sociais ou associações mutualistas, mas também as entidades privadas de apoio social.

No total, estas instituições são responsáveis por 831 respostas sociais, que servem milhares de utentes. Mas, se os números são importantes para se perceber a dimensão do sector, o maior impacto das instituições que compõem a designada economia social está no apoio que dão às comunidades, através do cuidado a quem precisa, um serviço de afectos que não é quantificável.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ