Sociedade
Semana da Interculturalidade combateu discurso de ódio e promoveu integração
Iniciativa encerrou no Castelo de Leiria
“Leiria é cada vez mais um concelho multicultural”, afirmou a vereadora do Desenvolvimento Social do município de Leiria, no encerramento da Semana da Interculturalidade.
Ana Valentim reforçou que “o discurso negativo está muito presente e o papel das entidades é desconstruir este discurso de ódio e promover a verdadeira integração” dos imigrantes.
Numa cerimónia que decorreu no Castelo de Leiria, na quinta-feira da semana passada, e cujo programa incluiu um percurso expositivo com dinâmicas para várias idades, foi ainda apresentado um podcast e um documentário desenvolvidos no âmbito da temática.
O evento contou com a presença de representantes das associações de comunidades internacionais de Leiria, e do município de Leiria, e das associações InPulsar e EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, entidades organizadoras.
Este ano, a Semana da Interculturalidade uniu-se à iniciativa Mês da Prevenção de Maus-Tratos das Crianças, sob o slogan “Cuidar, respeitar, incluir — o amor fala todas as línguas”, concretizando um programa com mais de 500 organizações e 320 iniciativas a nível nacional. No distrito, 13 concelhos elegeram a interculturalidade como prioridade.
Destaque para o podcast Sou Intercooltural, que será disponibilizado nas próximas três semanas. “Recomendo-o para quem quer falar sobre temas importantes. É uma mais-valia para esta cidade poder falar sobre o que é essencial”, afirmou Tomás Silva, um dos participantes no podcast e estudante da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
Sou Intercooltural é uma forma de dar voz a todos, contando com representantes das comunidades cigana, ucraniana e brasileira, além dos naturais de Leiria.
Também o documentário Barakat cuja estreia acontece a 20 de Junho e acompanha a integração dos imigrantes através do projecto com o mesmo nome, promovido pela InPulsar. O teaser foi apresentado na cerimónia e encontra-se disponível online.
Na abertura do eventom Patrícia Grilo, representante do núcleo da EAPN de Leiria, apontou o crescimento da adesão a esta iniciativa, e destacou o município como sempre disponível para abraçar propostas inclusivas. “Tem sido um parceiro muito activo, quando desafiamos as associações, ao longo dos anos e em todas as edições.”
A Semana da Interculturalidade é celebrada de 1 a 13 de Abril em todo o País.
MS