Sociedade

Serro Ventoso, em Porto de Mós, avança com criação da Casa do Mineiro

28 jul 2024 16:00

O projecto pretende “perpetuar o passado” e “honrar a memória” dos antigos trabalhadores das minas da Bezerra

serro-ventoso-em-porto-de-mos-avanca-com-criacao-da-casa-do-mineiro
Obra está orçada em cerca de 180 mil euros
DR

“Perpetuar o passado” e “honrar a memória” dos antigos trabalhadores das minas da Bezerra é o principal objectivo da Casa do Mineiro, um projecto da Junta de Serro Ventoso, no concelho de Porto de Mós, que já está em fase de execução. Orçada em cerca de 180 mil euros, a obra conta com um financiamento a rondar os 70% do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2020).

Segundo o presidente da Junta, Carlos Cordeiro, a empreitada já começou e deverá ficar concluída dentro de 180 dias. “Será uma mais-valia para a freguesia. Queremos perpetuar as memórias associadas às minas de Bezerra, com um centro interpretativo, e, ao mesmo tempo, criar um espaço para todos, com áreas que poderão ser usadas por crianças, adultos e seniores”, avança o autarca.

A Casa do Mineiro resulta da recuperação e adaptação de um edifício construído há cerca de 20 anos para acolher a casa mortuária da freguesia, mas que nunca teve qualquer utilização. “É também uma forma de dar uso a um imóvel devoluto, com um projecto que honra o nosso passado”, reforça o autarca.