Sociedade
Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência criado no Centro Hospitalar de Leiria
Dará resposta aos doentes no Hospital de Santo André, em Leiria, no Hospital Distrital de Pombal e no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, de Alcobaça
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) abriu hoje, dia 1 de Fevereiro, um novo Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, voltado para a prestação de cuidados e intervenções diferenciadas na área da saúde mental à população de idade pediátrica, até aos 18 anos.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, esta é mais uma área de especialidade médica que disponibilizada aos utentes, considerando "as necessidades específicas e crescentes da população mais jovem" da área de influência do estabelecimento de saúde.
"Continuamos a apostar no reforço das funções assistenciais diferenciadas, um eixo fulcral na nossa estratégia de crescimento", salienta o responsável.
A equipa do novo serviço é constituído por três médicas pedopsiquiatras e uma psicóloga clínica, e o seu campo de intervenção abrange um espectro alargado de actividades que englobam acções de promoção e prevenção no âmbito da saúde mental, estratégias de prevenção e intervenção precoce, para casos com os primeiros sinais de perturbação, bem como avaliação diagnóstica e tratamento, para aqueles que já apresentam uma perturbação definida.
O Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência dará resposta aos doentes no Hospital de Santo André (HSA), no Hospital Distrital de Pombal (HDP) e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), em regime de ambulatório.