Saúde
Setembro é mês de voltar à rotina e...à boa forma
Especialistas dão dicas para perder peso depois das férias.
Férias são para relaxar e deixar de parte preocupações, como a dieta. Setembro é, para muitos, o mês de voltar ao trabalho.
Mas este regresso à rotina também leva a “uma maior predisposição para mudança de hábitos e tomada de decisões”, como a da perda de peso.
Em comunicado, especialistas do Grupo PronoKal, dão alguns conselhos que ajudam a “entrar no ritmo e conseguir um regresso de férias saudável”.
Em primeiro lugar, horários devem ser respeitados. Três horas é o tempo máximo que o organismo pode estar sem absorver alimentos, explicam os especialistas. Mais do que esse tempo, vai sentir necessidade de comer guloseimas e será mais fácil “cair em tentação”.
A ingestão de líquidos, sem adição de açúcar, é também muito importante, em especial a água. Deve-se beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia, entre as refeições.
O arroz, o pão e a batata são exemplos de hidratos de carbono simples que devem ser reduzidos nas refeições diárias – “o ideal é ingeri-los em pequenas proporções ao longo do dia”, e evitá-los totalmente ao jantar.
Os legumes e as frutas são essenciais em toda as refeições e devem ser evitados os açucares e os doces, que “não fornecem quaisquer nutrientes”.
Os especialistas salientam a importância de consumir peixe, especialmente, os que “proporcionem ómega 3 e ácidos gordos”, e reduzir em produtos de origem animal, como manteiga ou enchidos, substituindo- os por fontes de gordura saudáveis.
Por fim, é importante regressar ao exercício físico. “Recomeçar os seus planos de treino possibilitar-lhe-á um regresso cheio de força."