Sociedade

“Só aceitarei ser candidato no meu concelho da Batalha”, diz Paulo Batista Santos

11 fev 2021 12:28

Referenciado como hipótese para cabeça-de-lista do PSD à Câmara de Leiria, o autarca da Batalha rejeita essa hipótese e garante que uma candidatura sua só é possível no seu concelho.

so-aceitarei-ser-candidato-no-meu-concelho-da-batalha-diz-paulo-batista-santos
Paulo Batista dos Santos é presidente da Câmara da Batalha desde 2013, sucedendo a António Lucas
Ricardo Graça

“A minha decisão de candidatura a funções autárquicas apenas é possível no concelho da Batalha”. A afirmação é de Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, eleito pelo PSD, que tem sido referenciado como hipótese para cabeça-de-lista dos sociais-democratas em Leiria.

Em comunicado, o autarca justifica o esclarecimento com “notícias hoje publicadas pela imprensa regional de Leiria” - numa alusão ao artigo do JORNAL DE LEIRIA – que “dão conta da possibilidade de existir uma candidatura do actual presidente da Câmara Municipal da Batalha ao concelho vizinho de Leiria” e pelo facto de este ser “um tema ultimamente recorrente”.

“Tal como comunicado aos meus parceiros de partido em Outubro de 2020, a minha decisão de candidatura a funções autárquicas apenas é possível no concelho da Batalha, por ser a minha terra, onde resido e vivo desde sempre com a minha família, mas sobretudo local onde me sinto realizado a cumprir as funções de presidente da câmara municipal”, afirma Paulo Batista Santos.

O social-democrata diz que “a decisão final está tomada e sem hesitações”, e que aguarda “com tranquilidade e humildade necessárias a evolução das decisões das cúpula” do partido, nomeadamente em relação à tomada de posição da Comissão Política Concelhia do PSD da Batalha que já o convidou para ser recandidato.

Defendendo que “o Município da Batalha não pode ser um constante 'trampolim' político”, Paulo Batista Santos garante que apenas admite concorrer a esta Autarquia: “Só aceitarei ser candidato no meu concelho da Batalha”.

“Jamais confundiria os interesses do Município com objectivos de natureza pessoal ou políticos, numa visão da mera luta do poder pelo poder, infelizmente bastante usual nos tempos actuais”, acrescenta.

O autarca diz ainda que “o tempo que vivemos”, marcado pela pandemia, “não se compadece com hesitações, “joguetes” políticos ou para meras ambições pessoais”. E acrescenta: “O tempo nas autarquias exige trabalho, responsabilidade e sobretudo lealdade com as pessoas que em nós confiam para resolver os problemas diários na saúde, na educação, na economia ou no apoio social às famílias que mais precisam”.

Este comunicado surge no mesmo dia em que tanto o JORNAL DE LEIRIA como o Região de Leiria dão conta de que Raul Castro e António Lucas, ex-presidentes da Câmara da Batalha, irão integrar uma candidatura independente aos órgãos autárquicos desta Autarquia. O primeiro liderando uma lista à Câmara e o segundo à Assembleia Municipal.