Economia

Software de áudio da Sound Particles usado em Dune, filme premiado com Óscar de melhor som

29 mar 2022 11:00

O software da empresa de Leiria é utilizado nos maiores estúdios de Hollywood

software-de-audio-da-sound-particles-usado-em-dune-filme-premiado-com-oscar-de-melhor-som
Startup foi fundada em 2016 por Nuno Fonseca
Ricardo Graça

Dune, um dos filmes de ficção científica “mais aclamados, nomeado para 10 Óscares”, utilizou software de áudio inovador desenvolvido pela Sound Particles, startup de Leiria.

Em nota à imprensa divulgada esta segunda-feira, a empresa explica que se trata de um software áudio “especialmente vocacionado para a criação de ambientes épicos, como é o caso do filme Dune, que levou para casa o Óscar de melhor som”.

Protagonizado por Timothée Chalamet e realizado por Denis Villeneuve, Dune conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso, nascido para cumprir um grande destino, e que viaja para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e seu povo.

“A Sound Particles assume-se no mercado como um player que está a revolucionar o software áudio, com um paradigma completamente novo”, diz Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles.

O software da empresa de Leiria é utilizado nos maiores estúdios de Hollywood e em produções bem conhecidas como Game of Thrones,  Star Wars, Frozen 2 e mais recentemente Dune.

A startup foi fundada em 2016, por Nuno Fonseca, e hoje conta já com uma equipa de mais de 25 pessoas no desenvolvimento do produto utilizado por estúdios de cinema, de criação de jogos e mais recentemente de produção de música, com escritórios em Leiria e futuramente em Los Angeles.

A Sound Particles “mudou o paradigma do software de áudio ao aplicar computação gráfica ao som, através do desenvolvimento do seu software de áudio 3D”.