Economia

Solancis desafiou designers e estudantes do Instituto Politécnico de Leiria a criar peças a partir da pedra natural

26 out 2022 14:24

Iniciativa teve como intuito promover a pedra natural portuguesa junto dos criativos e da comunidade internacional

solancis-desafiou-designers-e-estudantes-do-instituto-politecnico-de-leiria-a-criar-pecas-a-partir-da-pedra-natural
David Amaral e Sara Saramago, estudantes de design, foram os vencedores desta primeira edição
DR

“Gostarias de ver uma criação tua apresentada numa feira internacional?” O desafio lançado pela empresa Solancis sediada na Benedita, concelho de Alcobaça aos seus designers e estendido aos alunos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Instituto Politécnico de Leiria, vinha acompanhado de um resumo explicativo.

De modo a participar nos Countdown – Stone Design Awards, galardão criado pela empresa, deveriam trabalhar pedra calcária nacional e criar uma peça capaz de "impor dinâmica ao espaço onde seria apresentada".

"A equipa da Solancis colaborou com os estudantes no processo de desenvolvimento, dando a conhecer os materiais, métodos produtivos e condicionantes à montagem numa feira", refere uma nota da empresa.

A dupla David Amaral e Sara Saramago, estudantes de design, foi a vencedora da primeira edição Countdown com o conceito modular Inverso, que se propôs "inverter escalas e a percepção dos espaços".

Para tal, foram utilizadas duas pedras calcárias – a Alpinina para os módulos dos bancos e a Estremadura Azul para o módulo da mesa.

O júri, composto Samuel Delgado (CEO da Solancis), Tiago Martinho (director do Departamento de Desenho Técnico), Patrícia Henriques (Marketing) Luís Pessanha (coordenador da licenciatura em Design Industrial da ESAD.CR) e Miguel Vieira Baptista (docente na ESAD.CR e designer independente com experiência em desenho de projectos em pedra), atribuiu ainda menções honrosas às peças Seastone, de Ana Vetrici e Alexandre Luís, designers na Solancis, Scarcity, de Patrícia Lopes, designer na Solancis, Balcão Paramétrico, de Diogo Sousa, designer na Solancis e a Paisagem, de Ricardo Tocha e João Ribeiro, estudantes de design). O projeto INVERSO esteve exposto durante a participação da SOLANCIS nas feiras Maison&Objet (Paris, FR) e Marmomac, de Verona, Itália.

“O desafio lançado pela Solancis pretende fortalecer o elo da academia à indústria, diminuindo possíveis barreiras criativas quando se pensa na pedra natural, enquanto matéria primária para design e arquitectura. Esta ligação aqui proporcionada é fundamental para que os jovens criativos do País abracem estes materiais naturais, e mesmo nunca os tendo explorado, sabem que têm uma equipa de especialistas que os apoia ao longo do processo”, diz Samuel Delgado, CEO da empresa da Benedita.

O desafio Countdown, da Solancis, regressará para uma segunda edição em 2023.