Viver

Surma hoje no South By Southwest e depois em Coimbra

15 mar 2023 09:23

A artista de Leiria está a representar Portugal nos Estados Unidos, juntamente com Ice Merchants, filme de João González

surma-hoje-no-south-by-southwest-e-depois-em-coimbra
No regresso a Portugal, há concerto no Teatro Académico de Gil Vicente
Rui Palma

A cantora e compositora Débora Umbelino, natural de Leiria e responsável pelo projecto Surma, está a representar Portugal no festival South By Southwest, em Austin, nos Estados Unidos.

Surma editou recentemente o segundo álbum, alla, pela Omnichord, editora de Leiria.

Em Austin, o SXSW é um dos eventos considerados mais importantes na indústria da música a nível mundial e coloca os artistas em contacto com profissionais do sector.

Débora Umbelino (que está em solo americano acompanhada pelo músico e produtor Nuno Rancho) regressa ao festival onde já esteve em 2018.

Nesta missão da Omnichord, de acordo com o programa do SXSW disponível online, Surma actua no Wax Myrtle's nesta quarta-feira, dia 15, e volta ao palco na noite de sexta-feira para sábado (17 para 18 de Março) no The Iron Bear. 

Também a representar Portugal no SXSW encontra-se o filme Ice Merchants, de João González, nomeado para os Oscars 2023.

Entretanto, a 22 de Março, em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente, Surma participa na segunda sessão A Date With Lux. 

Ao vivo, a artista de Leiria tem sido acompanhada por João Hasselberg e Pedro Melo Alves, que também colaboraram no disco.

A Date With Lux é uma co-produção entre a editora Lux Records e a produtora Blue House, ambas de Coimbra.

Iniciado em 2021, este ciclo de concertos já recebeu Birds are Indie, Sean Riley & The Slowriders, Mancines, Adolfo Luxúria Canibal + Marta Ren, Bloom (JP Simões), The Legendary Tigerman, Vitorino, Belle Chase Hotel e Mão Morta.