Desporto

Susana Feitor reforça Leiria Marcha Atlética

17 nov 2015 00:00

Clube quer organizar a Taça da Europa de Marcha Atlética em 2019

susana-feitor-reforca-leiria-marcha-atletica-2472

Cinco Jogos Olímpicos no currículo, campeã do Mundo e da Europa de juniores, a primeira portuguesa a ganhar uma medalha em Europeus e Mundiais seniores na marcha atlética, 38 vezes campeã nacional. Susana Feitor é unanimemente considerada um dos nomes grandes do atletismo português de todos os tempos.

Nas últimas quatro temporadas não representou qualquer clube, mas para a época que agora começa já tem bem definido as cores que vai defender: o Leiria Marcha Atlética Clube.

Muitos nunca terão ouvido falar deste emblema, fundado em Dezembro de 2012 e que tem como linha condutora o desenvolvimento da marcha atlética na região. No entanto, a aposta em Susana Feitor só vem reforçar o objectivo de ganhar visibilidade e alcançar resultados de destaque no panorama nacional a curto prazo.

Sim, a equipa feminina conta já com a internacional Daniela Cardoso, reforçou-se com Vera Portela e o objectivo será lutar pelo título nacional de equipas. De resto, como a própria equipa masculina.

“Na recta final do prazo das filiações na Federação Portuguesa de Atletismo fui surpreendida com um telefonema que não era nada mais, nada menos, do que um convite para ingressar no Leiria Marcha Atlética Clube”, revelou Susana Feitor na sua página de Facebook.

“Além de me serem colocados novos desafios, não pude deixar de considerar o facto de me irem ajudar a pagar despesas inerentes à minha actividade e sendo eu estudante na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, todas as ajudas são preciosas.”

Susana Feitor sentiu “o reconhecimento, a compreensão e o respeito” pela fase desportiva que vive. Por outro lado, gostou dos “objectivos ambiciosos” que lhe foram apresentados. “É uma pessoa conhecida e vai ajudar-nos a tentar alcançar as nossas metas.

Além da mais-valia desportiva, vamos tentar aproveitar a popularidade que tem para chegar o mais longe possível no universo do atletismo”, revelou Carlos Carmino, director desportivo do Leiria Marcha Atlética Clube.

A nova direcção, que entrou em funções em Março último, tem um “projecto desportivo integral” para arrancar desde a sede do clube, no pavilhão de Santa Eufémia, e tem em mente organizar em Leiria uma Taça da Europa de Marcha Atlética, lá para 2019.

“Ainda não temos uma equipa numerosa nem experiente, mas os exemplos que a Juventude Vidigalense nos deixa são um estímulo para chegarmos mais longe. Não temos capacidade, mas havemos de ter. Vamos pedir ensinamentos a quem tem”, realçou o técnico nacional de marcha atlética.