Sociedade

Suspeitos de droga detidos pela PSP traficavam sem utilização de dinheiro vivo

17 jan 2025 17:55

PSP de Leiria detém seis pessoas e apreende 245,72 gramas de cocaína

suspeitos-de-droga-detidos-pela-psp-traficavam-sem-utilizacao-de-dinheiro-vivo

Designada Código, a operação da PSP de Leiria pôs fim a um grupo de tráfico de droga em Leiria e Porto de Mós, após a detenção de seis pessoas, algumas com ligações familiares entre si, quatro das quais foram apanhadas em flagrante delito.

O principal suspeito, um homem de 49 anos, que funcionaria como o "orientador", foi também detido durante a acção policial. O grupo, que funcionava como revendedores de droga, raramente utilizava dinheiro vivo. Segundo explicou o comandante da Divisão Policial de Leiria Firmino Rodrigues, o "pagamento era feito por parte do comprador através da criação de um código da plataforma MbWay, que fornecia ao vendedor”.

Com esse código, o vendedor - ou alguém da sua confiança - dirigia-se ao terminal de uma caixa multibanco e levantava o dinheiro, procedendo-se à entrega da droga. “Dava-se o negócio como concluído.”

A operação policial foi o culminar de vários meses de investigação dos agentes da Esquadra de Investigação Criminal e resultou na detenção em flagrante delito de quatro homens, com idades entre os 33 e os 60 anos, nenhum dos quais consumidor final.

Entre ontem ao final do dia e esta amanhã, os agentes da PSP detiveram seis pessoas. Primeiro as quatro em flagrante delito, e logo a seguir um casal, de 76 e 77 anos, dando cumprimento a um mandado de detenção.

Foram ainda constituídas arguidas três mulheres, com idades entre os 16 e os 41 anos, também com ligações familiares diretas ao suspeito principal.

“Entre alguns há uma relação de parentesco, designadamente o casal, que são os pais do nosso alvo. Temos três pessoas constituídas arguidas que teriam como missão gerir as quantias que eram pagas.

No decorrer da referida operação foram efectuadas três buscas domiciliárias e nove buscas não domiciliárias, a oito veículos e a um armazém na zona de Leiria, que resultaram na apreensão de 37.620 euros em numerário, 245,72 gramas de cocaína (equivalente a 1228 doses), 95,96 gramas de produto de corte, duas armas de fogo (revólver e caçadeira), cartuchos, duas réplicas de revólveres, três balanças de precisão, quatro viaturas ligeiras, dois motociclos, vários telemóveis, entre outros objetos relacionados com a atividade investigada.

A cocaína apreendida terá um valor de cerca de 12.280 euros no mercado do tráfico de droga na venda ao consumidor final.

A caçadeira apreendida tinha havia sido furtada no ano de 2023, no concelho de Alcobaça, tendo posteriormente sido alterada através do corte dos canos e coronha, transformando-a assim numa “caçadeira de canos serrados”.

Estes suspeitos, ao longo dos últimos meses, dedicavam-se à venda de droga na zona urbana da cidade de Leiria, bem como, nas localidades limítrofes.

Os seis detidos serão presentes este sábado a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Leiria.