Economia

Tasco, nova colecção de olaria que une tradicional e contemporâneo

23 out 2022 12:00

Vicara aproxima Viana do Alentejo e Caldas da Rainha

tasco-nova-coleccao-de-olaria-que-une-tradicional-e-contemporaneo
.
DR
Daniela Franco Sousa

Chama-se Tasco a nova colecção de olaria que a Vicara, editora de design sediada em Caldas da Rainha, se prepara para lançar no próximo mês.

De acordo com Paulo Sellmayer, director da Vicara, em causa está uma colecção desenvolvida em articulação com oleiros de Viana do Alentejo. “É o resultado de uma residência artística, onde convidámos seis ilustradores e três designers para desenvolver peças novas e tentar renovar a tradição local”, adianta o responsável ao JORNAL DE LEIRIA.

“A nossa filosofia é projectar aquilo que é feito a nível nacional, mas trabalhando a identidade de territórios específicos”, prossegue Paulo Sellmayer.

Assim nasceram “cerca de 30 peças, entre canecas, jarros, pratos e bilhas”, que deverão ser comercializadas no mercado nacional, mas também a nível internacional, pela Europa e Estados Unidos da América, especifica o director. Por cá, será possível adquirir estes artigos através da loja online da Vicara ou na loja Depozito, de Lisboa, da empresária Catarina Portas.

“A colecção Tasco será oficialmente lançada no próximo dia 19 de Novembro e estamos já a preparar o Festival de Ilustração e Criatividade e Olaria em Viana do Alentejo, de forma a realizar-se em Maio do próximo ano”, conta Paulo Sellmayer.

“Estamos a tentar trabalhar com outros municípios, neste cruzar de linguagens entre o tradicional e o contemporâneo”, salienta o responsável pela Vicara, editora que, ao longo de mais de uma década de actividade, tem tido forte ligação a Leiria.

“A primeira experiência de olaria que tivemos foi com a Bajouca e o nosso objectivo é repetir experiências com outras localidades também desta região”, frisa o director.