Viver
Termina hoje a edição de 2024 do Caldas Late Night
Com 80 espaços, em Caldas da Rainha, dedicados a artes plásticas, design, performance, música e multimédia, a festa também se faz nas ruas
Este sábado, 1 de Junho, chega ao fim mais uma edição do Caldas Late Night, evento que historicamente liga o universo artístico dos estudantes da Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria com a cidade de Caldas da Rainha, em que a ESAD.CR está instalada.
Com 80 espaços de portas abertas, desde habitações a edifícios institucionais, o 27.º Caldas Late Night começou na quinta-feira, 30 de Maio.
Artes plásticas, design, performance, música e multimédia dominam o programa, em que os alunos da ESAD.CR convidam os participantes a mostrar projectos pessoais nas ruas de Caldas da Rainha e nas suas casas.
Entre festas, concertos, exposições e conversas, respira-se “um sentimento de liberdade artística”, explicou um dos elementos da organização ao JORNAL DE LEIRIA, em 2022, a propósito do 25.º Caldas Late Night.
Leia mais: “Casas abertas tentam reencontrar o seu espírito clandestino”
Realizado pela primeira vez em 1996, o Late Night nasceu do desejo dos estudantes em expor peças que não haviam sido seleccionadas pelos docentes para as principais exposições da ESAD.CR.
“[Os alunos] queriam mostrar que havia audiência e que os trabalhos tinham valor”, recorda a reportagem do JORNAL DE LEIRIA. “Surgiu sempre de forma orgânica, com iniciativas dos alunos para exporem os seus trabalhos em sítios onde tivessem o poder da palavra e da decisão”.