Sociedade

Terrenos, anexos e casas devolutas arderam em Ansião

22 jul 2022 11:35

Equipa multidisciplinar da câmara ainda está a fazer o levantamento

terrenos-anexos-e-casas-devolutas-arderam-em-ansiao
Casas devolutas arderam em Ansião
Ricardo Graça

Terrenos, anexos e casas devolutas foram alguns dos prejuízos causados pelo incêndio, que durante dias lavrou no concelho de Ansião.

“Temos uma equipa multidisciplinar que está a fazer o levantamento dos danos. Não temos registo, até ao momento, da perda de casas de primeira habitação. Arderam anexos, casas devolutas, olivais, pinhais, entre outros terrenos agrícolas, além de haver registo da morte de animais”, informou Pedro Pereira, chefe de gabinete do Município de Ansião.

A Câmara, que ainda está a fazer o levantamento dos prejuízos, adiantou que, segundo dados provisórios fornecidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foi contabilizada uma área ardida de 2.613 hectares.

“É preciso apurar bem que explorações agrícolas foram atingidas, incluindo animais e zonas florestais, e avaliar se há seguros”, disse, ao referir que este é “um trabalho de continuidade” e que “tem de ser tratado com muito critério e de forma exaustiva”.

O Município de Ansião criou uma task force que integra psicólogos, assistentes sociais e outros técnicos municipais e ainda uma linha de apoio para que os cidadãos possam ligar e “ser encaminhados para o departamento correcto”.

“É importante termos um primeiro contacto com as pessoas e dar-lhes todo o apoio, nesta fase em que estão fragilizadas, mas é necessário avaliar muito bem as infraestruturas”, explicou Pedro Pereira.

O chefe de gabinete avançou também que a autarquia aguarda pelos fundos que poderão chegar do Governo para “ajudar a minimizar os prejuízos” e acrescentou que o presidente tem estabelecido vários contactos e, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e com a associação Terras de Sicó, está a desenvolver contactos para garantir mecanismos de apoio.

“Estamos a fazer chegar a mensagem ao Governo Central para criar linhas de apoio para as pessoas que foram afectadas”, rematou.

O fogo em Ansião resultou de um incêndio  no concelho de Pombal, que deflagrou no dia 8 de Julho, pelas 14:50 horas.