Viver
Toneladas de chocolate em Óbidos para celebrar grandes feitos da ciência
A edição de 2025 do festival vai ter mais de 80 chefs que trabalham em Portugal e alguns dos melhores mestres chocolateiros internacionais

Um laboratório de sabores, onde a arte da confeitaria se funde com a inovação e o conhecimento, anuncia o município. Está de volta o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que este ano se realiza entre os dias 21 de Março e 6 de Abril, de sexta-feira a domingo.
O evento organizado pela empresa municipal Óbidos Criativa vai prestar homenagem às grandes invenções científicas que mudaram o mundo e destacar a influência que têm no nosso quotidiano e na produção do chocolate.
“Desde a complexa transformação do cacau até às mais avançadas técnicas de confeitaria, esta é uma oportunidade única para explorar o lado científico desta iguaria tão apreciada”, é referido na nota de divulgação.
Sob curadoria do chef Francisco Siopa, executive pastry chef no Penha Longa Resort, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos contará em 2025 com a presença de mais de 80 chefs que trabalham em Portugal e alguns dos melhores mestres chocolateiros internacionais.
Com a ciência como tema central, a programação inclui momentos de showcooking, concursos, demonstrações ao vivo e as já famosas esculturas em chocolate.
“Além disso, os visitantes poderão aproveitar experiências divertidas como a descoberta de fósseis em chocolate, reproduzir técnicas de cozinha molecular, criar planetas em chocolate e conhecer o chocolate através dos cinco sentidos. Para conhecer melhor o chocolate, é impreterível a visita ao Mercado de Chocolate e à zona dedicada às marcas e chocolatiers, bem como passar para conhecer os Cocktails e Chocolate ou o espaço de Vinho e Chocolate. A recriar o mundo da Paleontologia, o evento terá ainda um espaço lúdico dedicado aos dinossauros, em parceria com a Dino Parque”, adianta o comunicado enviado à imprensa.
Óbidos é o destino escolhido para sede da Plataforma Nacional do Chocolate, em protocolo com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), e prepara a futura Academia Internacional de Chocolate, numa parceria com o Turismo de Portugal.