Viver

Tortura, comédia e “Barroco digital” na vida de O Judeu contada pelo Leirena

22 set 2022 20:00

Co-produção do Leirena Teatro com a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta a história e a obra de António José da Silva

tortura-comedia-e-barroco-digital-na-vida-de-o-judeu-contada-pelo-leirena
O espectáculo O Judeu é o primeiro teatro biográfico encenado pelo Leirena
Leirena / Carlos Gomes

O desafio de apresentar num espectáculo de teatro não realista a vida e obra de António José da Silva torna-se ainda maior com a ambição de resgatar para o século XXI o ambiente da Inquisição e do Teatro do Bairro Alto na Lisboa oitocentista.

A nova produção do Leirena, O Judeu, mostra a companhia de Leiria a navegar em mar potencialmente agitado – pela primeira vez, um texto biográfico, pela primeira vez, o apoio de uma orquestra com a dimensão da Filarmonia das Beiras – e a jogar com o público através de uma combinação inédita de recursos, que o director artístico, Frédéric da Cruz Pires, baptiza com duas palavras: “Barroco digital”.

Fruto de seis semanas em residência, “uma loucura”, admite Frédérica da Cruz Pires, O Judeu é uma co-produção do Leirena com a Filarmonia das Beiras, o Teatro Aveirense (onde decorreu a estreia, já este mês) e o Teatro José Lúcio da Silva (que recebe o espectáculo no próximo sábado, 24 de Setembro, pelas 21:30 horas, com a participação de 25 músicos e cantores líricos dirigidos pelo maestro António Vassalo Lourenço).

Num enredo povoado pelos ideais do Barroco, em que desenho e música dialogam com a trama e o jogo físico das personagens, conta-se a história do cristão novo António José da Silva, considerado o fundador da ópera nacional e o maior dramaturgo português no período entre Gil Vicente e Almeida Garrett, morto na fogueira aos 34 anos de idade, decorria o ano de 1739.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ