Desporto

Trabalho, o segredo do sucesso para quem não admite desistir

17 dez 2015 00:00

João Jerónimo foi eleito o melhor lateral-esquerdo do 'European Wheelchair Handball Nations Tournament'

trabalho-o-segredo-do-sucesso-para-quem-nao-admite-desistir-2688

À segunda, quarta e sexta faz CrossFit, à terça e quinta treina andebol e ao sábado, se não tiver jogo, ainda vai para a piscina. Eleito melhor lateral-esquerdo do all star team no recente European Wheelchair Handball Nations Tournament, primeira experiência internacional de andebol em cadeira de rodas que este domingo terminou em Sankt Pölten, Áustria, João Jerónimo é um obstinado pelo desporto.

“É pena não poder encará-lo ainda mais a sério e levá-lo como forma de vida, mas tenho de pagar as minhas contas”, lamenta.

“É uma fonte de inspiração para muitos atletas”, garante Rodrigo Couto, responsável pela box de Leiria de CrossFit. Foi naquele espaço que o atleta encontrou a forma de potenciar as capacidades do corpo e minimizar o handicap que um acidente lhe provocou.

Tinha 15 anos quando um acidente com uma empilhadora obrigou à amputação total da perna direita. Com a tragédia gorou-se a possibilidade de continuar a fazer o que mais gostava: jogar andebol na Sismaria. Quase uma década depois, foi implementada a variante adaptada e João pôde regressar.

Treina muito para ser melhor e representar a selecção nacional, onde também estava Patrícia Traquina, outra atleta da APD Leiria, foi outra meta superada. “Jogar pelo meu país e ainda por cima ser eleito capitão foi um sonho que se tornou realidade.”

Ouvir A Portuguesa mexeu com o atleta de 27 anos. “Muitas lágrimas correram pela minha face”, admite. “Há 10 anos pensei que podia voltar a jogar andebol e agora já consigo. Nunca pensei representar Portugal no desporto que mais gosto e já o fiz.”

“É extraordinário. Parece que toda a minha rebobinou diante dos meus olhos num minuto: antes do acidente, depois do acidente, durante o acidente. O nosso hino é tão potente e foi espectacular entoá-lo com os colegas que também passaram por situações complicadas. Temos de estar orgulhosos pelo que fizemos.”

O sonho está cumprido, mas lá está, João Jerónimo, de 27 anos, quer mais. No próximo ano, na Suécia, vai ser disputada a primeira edição do Europeu de andebol em cadeira de rodas e ele quer levar Portugal ao título. 

Mas para lá chegar sabe que tem de contar com os colegas da APD Leiria. “Para continuar a evoluir tenho de estar numa boa equipa. Conquistámos todos os títulos nacionais. O que posso querer melhor?”