Sociedade
"Transformar o futuro" é o mote do XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais
Sessão oficial de abertura do congresso decorre na segunda-feira, dia 11, às 9 horas
“Transformar o Futuro” é o mote do XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), que vai decorrer entre domingo, dia 10, e quarta-feira, dia 13, no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria, na Marinha Grande.
A sessão oficial de abertura do evento está agendada para a próxima segunda-feira, dia 11, pelas 9 horas, no auditório do Teatro Stephens, com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, da vice-presidente do Politécnico de Leiria, Ana Sargento, do presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais, Jorge Lino Alves, do presidente da Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro, José Carlos Almeida, e do diretor e vice-diretor do CDRSP, Nuno Alves e Geoffrey Mitchell, enquanto anfitriões do evento.
Os trabalhos do congresso iniciam-se no domingo com uma “Escola da Páscoa” de Fabricação de Aditivos, na qual vão decorrer um conjunto de actividades lectivas.
"O Congresso “Materiais 2022” vai oferecer um programa científico de grande qualidade, através do debate em torno dos mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos em Ciência e Engenharia de Materiais e áreas similares, unindo diferentes domínios do conhecimento sob o tema principal de novas soluções para “Transformar o Futuro”", refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.
A iniciativa conta ainda com "um leque de oradores convidados de elevado reconhecimento mundial, como é o caso do professor Krzysztof Matyjaszewski, da Carnegie Mellon University de Pittsburgh (EUA), com cerca de 130 mil citações".
O evento inclui também o XI Simpósio Internacional de Materiais e o II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais, que vai abranger todas as áreas de materiais, desde materiais funcionais a materiais estruturais e processamento de materiais, bem como caracterização e modelação.
Contará ainda com uma escola dedicada à Fabricação Aditiva (impressão 3D) e, pela primeira vez, decorrerá uma Sessão Especial sobre Polímeros e Sustentabilidade.
"O “Materiais 2022” proporciona o fórum ideal para investigadores, engenheiros e empresas partilharem as suas últimas descobertas, soluções de ponta e perspectivas futuras na área da Ciência e Engenharia de Materiais", refere a nota.
A iniciativa dá continuidade ao “MATERIAIS”, um ciclo de conferências organizadas pela SPM e uma instituição portuguesa do ensino superior.
Será a vigésima Conferência Nacional e a décima primeira Conferência Internacional de Materiais organizada pela SPM que realizou o congresso inaugural em 1983. Esta edição é patrocinada pela Sociedade Espanhola de Materiais (SOCIEMAT), numa organização conjunta do II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais.
Durante o “Materiais 2022”, a SPM vai atribuir o Prémio SPM Carreira e Reconhecimento, que distingue, incentiva e promove atividades de investigação e desenvolvimento de destaque na área dos Materiais em Portugal.
O programa completo do Congresso pode ser consultado em https://congressomateriais.pt/2021/schedule.