Viver

Três dias de festa. Concertos para bebés e um ritual no jardim

30 nov 2023 10:44

Microfestival celebra 25 anos de concertos para bebés em Leiria com a Musicalmente e convidados

tres-dias-de-festa-concertos-para-bebes-e-um-ritual-no-jardim
O programa arranca já esta sexta-feira, 1 de Dezembro
Joaquim Dâmaso / Concertos Para Bebés

Sempre com os bebés no centro das programação, há concertos, oficinas, um ensaio aberto, uma performance e um ritual de plantação.

O programa especial começa já amanhã e durante três dias, até domingo, envolve convidados nacionais e internacionais.

As velas deverão ser apagadas na manhã de sábado durante o espectáculo A Playlist Preferida dos Bebés, uma espécie de best of de todas as actuações ao vivo desde 1998.

O microfestival organizado pela Musicalmente para festejar os 25 anos dos Concertos Para Bebés acontece de 1 a 3 de Dezembro no Teatro Miguel Franco, no Teatro José Lúcio da Silva e na sede da companhia de Leiria.

Além dos artistas da Musicalmente, participam os convidados Luísa Sobral, Duo MuMo (Brasil), Quarteto Gordon (Brasil, Itália, com o espectáculo Giro Del Mondo inspirado na teoria de Edwin Gordon), Duo MiniMiniature (Itália), Ricardo Parreira, Vânia Conde, David Ramy, Gil Gonçalves, Ana Pereira, Coro Schola no Coração (com um concerto de Natal) e Marco Fernandes.

Ao todo, são cinco concertos (com três programas distintos) e três oficinas (que proporcionam momentos mais camerísticos e interactivos).

Para o encerramento, domingo, 3 de Dezembro, no jardim e olival da Musicalmente, está agendada uma performance da bailarina Inesa Markava com o saxofonista Alberto Roque e o avô António Lameiro, que ali tem cuidado das flores e oliveiras – o ritual de plantação com 25 novos seres acolhe a iniciativa em que ao longo de 2023 os bebés mais novos de cada concerto plantaram flores que agora vão deixar os vasos e os jardins portáteis para se ligarem à terra nas instalações da companhia de Leiria.

O outro momento na sede da Musicalmente (em que participam as cantoras e compositoras Surma e Natércia Lameiro e o Quarteto Gordon) é o ensaio aberto para nascidos em 1998 e jovens (hoje entre os 25 e os 30 anos de idade) que assistiram aos primeiros Concertos Para Bebés.