Desporto

Triatleta de Alcobaça chamada para representar Portugal nos Jogos Olímpicos

27 mar 2024 17:13

Melanie Santos vai competir nas provas individuais, a 31 de Julho, e na estafeta mista, a 5 de Agosto

triatleta-de-alcobaca-chamada-para-representar-portugal-nos-jogos-olimpicos
Os Jogos Olímpicos de Paris decorrem entre 26 de Julho e 11 de Agosto
Cátia Luís/SLB
Redacção/Agência Lusa

Melanie Santos, natural do concelho de Alcobaça, integra a equipa portuguesa que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris2024 nas provas de triatlo, acompanhada por Vasco Vilaça, Ricardo Batista e Maria Tomé.

"De acordo com os critérios previamente anunciados pela Federação de Triatlo de Portugal, em caso de apuramento da estafeta mista através do ranking olímpico, o quarteto que garantisse um lugar no pódio de uma WTCS assegurava automaticamente a sua qualificação para Paris", lê-se num comunicado da Federação de Triatlo de Portugal (FTP).

Vasco Vilaça, Ricardo Batista, Melanie Santos e Maria Tomé conseguiram a medalha de prata na prova da Taça do Mundo de Napier, Nova Zelândia, e vão estar por isso nas provas individuais de Paris2024, marcadas para 30 (masculinos) e 31 de Julho (femininos), e na estafeta mista, em 5 de Agosto.

A World Triathlon deu como finalizado o processo de qualificação na sequência do cancelamento da prova de Abu Dhabi, devido ao mau tempo, com Portugal a assegurar a qualificação graças ao nono lugar no ranking mundial, uma posição cimentada com a prata conquistada em Napier.

Com vagas reservadas para as seis estafetas melhor pontuadas no ranking, à excepção da França, Alemanha e Grã-Bretanha, já qualificadas, Portugal ficou com a sexta vaga, atrás de Nova Zelândia, Suíça, Austrália, Estados Unidos e Itália.

A modalidade terá assim quatro representantes nos Jogos Olímpicos Paris2024, que decorrem entre 26 de Julho e 11 de Agosto, sendo a primeira vez que haverá duas mulheres portuguesas nas provas individuais de triatlo.