Economia

Triun confirma aquisição de 20% do capital da dona da TVI

11 set 2020 12:02

SGPS tem sede em Lisboa e é presidida por Paulo Gaspar, de Leiria, que é também administrador do Grupo Lusiaves

triun-confirma-aquisicao-de-20percent-do-capital-da-dona-da-tvi
Paulo Gaspar, que também é administrador da Lusiaves, é um dos "beneficiários efectivos" da Triun
Ricardo Graça

Já são conhecidos oficialmente alguns dos novos accionistas da Media Capital, empresa que detém a TVI. Entre eles está a Triun, SGPS presidida por Paulo Gaspar, de Leiria.

De acordo com um comunicado desta sociedade gestora de participações sociais disponível na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Triun celebrou a 3 de Setembro um acordo para a aquisição de 20% da Media Capital (16.902.636 ações), o que lhe confere uma participação qualificada na Media Capital.

No comunicado, a SGPS informa ainda que os “beneficiários efectivos” da Triun são Paulo Gaspar, Mariana Gaspar e Francisco Gaspar.

Também a DoCasal Investimentos – detida maioritariamente por Cristina Ferreira - e ainda um investidor individual enviaram à CMVM comunicado sobre a aquisição de participações na Media Capital.

A empresa da apresentadora de televisão vai ficar com 2,5%.

Foi na sexta-feira passada que a espanhola Prisa anunciou a venda da totalidade da sua posição (64,47%) na Media Capital, dona da TVI, por 36,85 milhões de euros, tendo na ocasião o Expresso avançado que entre os investidores estaria o Grupo Lusiaves, que iria deter 20% do capital.

Entre os novos donos estarão igualmente Tony Carreira e Pedro Abrunhosa.

A Triun SGPS foi fundada em 2009 e tem como foco duas áreas principais de investimento: a actividade imobiliária e a agricultura. Investe também noutros sectores da economia, e actualmente detém investimentos na área hoteleira.

“Fruto do crescimento positivo da sua actividade ao longo dos últimos onze anos, a Triun SGPS detém hoje uma forte posição contabilística com um capital social de 7,2 milhões de euros e capitais próprios de mais de 52 milhões de euros, permitindo o investimento contínuo nas suas areas de investimento core, e a diversificação para novas indústrias”, lê-se no seu site.