Economia

Triun, SGPS presidida por administrador da Lusiaves entre novos donos da TVI

7 set 2020 10:06

Lusiaves esclarece que Triun “não pertence” ao grupo de Leiria "nem a Avelino Gaspar"

triun-sgps-presidida-por-administrador-da-lusiaves-entre-novos-donos-da-tvi
Gestor é presidente da Triun e administrador da Lusiaves
Ricardo Graça

Depois das notícias que davam como certa a presença do Grupo Lusiaves entre os novos accionistas da Media Capital, dona da TVI, fonte oficial deste conglomerado leiriense veio esclarecer que não se trata da Lusiaves, mas da Triun, “que tem como presidente do Conselho de Administração Paulo Gaspar, mas que não pertence ao Grupo Lusiaves nem a Avelino Gaspar”.

Paulo Gaspar é também administrador da Lusiaves, fundada por Avelino Gaspar, seu pai.

A Triun SGPS foi fundada em 2009 e tem como foco duas áreas principais de investimento: a actividade imobiliária e a agricultura. Investe também noutros sectores da economia, e actualmente detém investimentos na área hoteleira.

“Fruto do crescimento positivo da sua actividade ao longo dos últimos onze anos, a Triun SGPS detém hoje uma forte posição contabilística com um capital social de 7,2 milhões de euros e capitais próprios de mais de 52 milhões de euros, permitindo o investimento contínuo nas suas areas de investimento core, e a diversificação para novas indústrias”, lê-se no seu site.

Foi na sexta-feira que a espanhola Prisa anunciou a venda da totalidade da sua posição (64,47%) na Media Capital, dona da TVI, por 36,85 milhões de euros, tendo na ocasião o Expresso avançado que entre os investidores estaria o Grupo Lusiaves, que iria deter 20% do capital. Entre os novos donos estarão igualmente Cristina Ferreira e Tony Carreira.